Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Romance Histórico

As teias da primeira revolução portuguesa

GÉNERO - Romance Histórico

alt

Este é mais um romance histórico do autor. Não devem perder. Fica o conselho. Porquê? Porque com ele enriquecemos os nossos conhecimentos relativos a uma passagem importante da nossa História. Da História de Portugal.

Aliás, ao lermos o título, rapidamente percebemos a força que tem a palavra teias, grafada no plural. E, logo de seguida, a palavra revolução…

O historiador e professor universitário dá-nos uma grande lição sobre um momento que marcou a primeira dinastia e a nossa história. Em causa está o reinado de D. Fernando I e a falta de descendência. A situação e abriu portas a Castela e à crises de 1383-85.

__________

Valentino Viegas

As teias da primeira revolução portuguesa

Obnósis Editora


Add a comment

Sissi, coragem até ao fim

GÉNERO - Romance Histórico

alt

O jornal New York Times garante que estamos perante um grande best seller mundial. O romance histórico retrata a história da imperatriz Sissi, uma mulher corajosa que teve de viver no meio da rivalidade, da traição e da tragédia.

Sissi foi imortalizada no cinema por Romy Schneider. Desde então, muitos autores quiseram recordar uma das mulheres mais fortes e desafiadoras de todos os tempos.

A ação parece acelerar em meados do século XIX. Sissi ou Isabel da Áustria-Hungria deixou de ser a menina ingénua e inocente de 15 anos que casou com o imperador Francisco José, mas a mãe do príncipe herdeiro e a mulher do líder de um poderoso império.

Perante um casamento turbulento, minado pelo protocolo, Sissi resolve viajar até à Hungria, onde tinha uma propriedade. Foi aí que conheceu onde Andrássy, por quem se apaixonou.

__________

Allison Pataki

Sissi, coragem até ao fim

20|20 Editora


Add a comment

As sombras de D. João II

Avaliação: / 2
FracoBom 

GÉNERO - Romance Histórico

alt

O livro é muito interessante. Prende o leitor do princípio ao fim. A mim, acompanhou-me durante algumas horas à noite. Neste romance histórico da autoria de Jorge Sousa Correia, em que a ficção se cruza com a realidade, temos como protagonista o rei D. João II.

A história é narrada cronologicamente. A narração é, inicialmente, apresentada em discurso indireto. É aqui que o autor nos apresenta a ascensão de monarca. Família, nascimento, batismo, casamento e até as primeiras influências que o futuro rei teve junto do seu progenitor.

O autor, que se estriou com O mistério do Infante Santo, revela um grande conhecimento da história do Príncipe Perfeito e não só.

O jovem ascendeu ao trono em 1481 e continuou a sua ação na direção dos Descobrimentos da expansão marítima portuguesa iniciada pelo tio-avô Infante D. Henrique. Esta ligação à gesta marítima ficaria marcada pela assinatura do Tratado de Tordesilhas, mas também por outros feitos reveladores da época de ouro de Portugal.


A História de Portugal fala de um rei generoso, as cronologias acertam nos acontecimentos, as intenções mostram-no intrépido, organizado, normativo. Mas no meio de tudo isto, há um homem de lágrima fácil e íntimo cruel, um verdadeiro manancial de sentimentos por decifrar.

__________

Jorge Sousa Correia

As sombras de D. João II

Clube do autor


Add a comment

A paixão de Schopenhauer

GÉNERO - Romance Histórico

alt

Através da editora Saída de Emergência, Christoph Poschenrieder deixa-nos A paixão de Schopenhauer.

Com pouco menos de trinta anos, Schopenhauer ansiava por ver como é que os filósofos e os letrados iriam reagir às suas ideias - como Hegel abandonaria o seu trono e ele se tornaria reconhecido aos olhos do velho Goethe. No entanto, chegado a Veneza, Schopenhauer é posto à prova mais uma vez. Agora, terá que lidar com um novo conceito: o amor.

Poderá o amor mudar o seu olhar sobre o mundo? Uma viagem emocionante através da filosofia e da fantasia.

__________

Christoph Poschenrieder

A paixão de Schopenhauer

Saída de Emergência


Add a comment

O livro de Cale

GÉNERO - Romance Histórico

alt

Reza a lenda que O Livro de Cale é um repositório de dados genealógicos de insignes portucalenses. Pergaminho amaldiçoado, dá azo a infâmias, lutas e assassinatos.

A folha misteriosa levará Bernardo Mendes a empreender a sua epopeia. Filho de Nuno Mendes, último conde portucalense que desditosamente pereceu na Batalha de Pedroso, em 1071, Bernardo Mendes é obrigado a refugiar-se no Mosteiro de Vallado, onde aprende o ofício de copista e se torna mestre de armas.

Dividido entre o amor de Mafalda, filha do pérfido Mendes Pais, abade de Santo Alberico, e a fidelidade aos monges do mosteiro rival, Bernardo Mendes, cuja história se funde com  a conturbada fundação da nova nação, terá de vingar a morte de Hugo Mendes, seu tio, e revelar os segredos d’O Livro de Cale.

__________

Carlos Cordeiro

O livro de Cale

Publicações Europa-América


Add a comment

A FRASE

A felicidade não é uma estação de chegada, mas um modo de viajar. (M. Ruberck)

PUB

NOVIDADES

Originais

Opinião