Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Contos

Contos de Outros Cantos

Avaliação: / 3
FracoBom 

GÉNERO - Contos

alt

Tatiana Marchette é a autora da sinopse desta obra baseada em vários filmes realizados pelo cineasta inglês Alfred Hitchcock.

O escritor Ottavio Lourenço, que fez chegar pela sua própria mão, diretamente do Brasil, esta sua nova obra, escreve histórias realmente inspiradas no mestre do suspense: ícones visuais e imagens mentais.

Há Personagens de personalidades marcantes e múltiplas são algumas das marcas da filmografia hitchcockiana .

Tudo isso é transposto para um cenário geograficamente delimitado, a cidade de Curitiba. É, nesse ambiente urbano, que se desenrola a maioria das tramas, o que impulsiona o local de nascimento do autor aos estágios universais, onde narrativas complexas e plurais entrelaçam-se entre vítima e algoz, inocente e culpado, glória e desgraça.

__________

Ottavio Lourenço

Contos de Outros Cantos

Editora Encrenca


Add a comment

O Conto Literário: a Memória da Tradição

GÉNERO - Contos

alt

Estamos perante um interessante estudo sobre o Conto. Pela mão da professora universitária Noélia Duarte, encontramos um grande compêndio sobre o conto literário.

A autora faz-nos um convite para indagar o passado do conto por ser a melhor forma de apreender o seu presente e assim compreendê-lo, pois ele conserva determinados traços que evocam as suas origens.

Certos autores-charneira, como Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Manuel da Fonseca, e certos autores transicionais, como Rodrigo Paganino e Álvaro do Carvalhal, desempenharam um papel essencial ora na subsistência desse fator elementar ora no redirecionamento do conto para outra fase evolutiva, a qual é incompreensível sem a sua qualidade de monumento comemorativo do passado.

__________

Noélia Duarte

O Conto Literário: a Memória da Tradição

Chiado


Add a comment

Narrativa Poética - Sophia de Mello Breyner Andresen

GÉNERO - Contos

alt

Este é mais um volume da coleção de Jorge Chichorro Rodrigues, dedicado a grandes vultos da língua portuguesa. Depois de Cecília Meireles, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Luís de Camões, José Craveirinha, Padre António Vieira e Eugénio Tavares, é Sophia de Mello Breyner Andresen quem encontramos pelas páginas deste pequeno grande livro. Vale a pela ler mais uma narrativa poética da coleção Mestres da Língua Portuguesa, publicada pela Prelo.

__________

Jorge Chichorro Rodrigues

Narrativa poética - Sophia de Mello Breyner Andresen

Prelo


Add a comment

As botas do sargento

GÉNERO - Contos

alt

Inspirado e ilustrado pela obra de Paula Rego, este conto de Vasco Graça Moura gira à volta de umas botas mágicas, escondidas pela empregada Adélia no sótão da casa de Catarina. O seu pai, que fora sargento e bailarino, só as calçava em noites de celebração religiosa e, ensinariam a dançar quem as calçasse depois de limpas. A partir das pinturas de Paula Rego, concebeu Graça Moura esta narrativa repleta de meninas, empregadas, cães, gatos e bailaricos. Especificamente destinado a um público mais jovem, o registo do autor está de facto adequado aos pequenos. A obra prima por conseguir apresentar dois grandes vultos da cultura e arte em Portugal de forma leve, bonita e rigorosa aos mais novos. As botas do sargento foi editado pela Quetzal com capa dura. A não perder!

__________

Vasco Graça Moura

As botas do sargento

Quetzal



Add a comment

A noite que fora de Natal / Carta do Pai Natal / Os mortos

GÉNERO - Contos

alt

Sempre gostei de coletâneas de contos. Reunir o melhor de vários autores em texto curto na mesma obra é colocar à disposição do leitor vozes, estilos e linguagens diferentes, de épocas distintas, permitindo o confronto, a comparação e a reflexão, tão próprios e importantes para o mundo da literatura. Neste livro (de um original grafismo amarelo e vermelho que nos aquece e impele para o abrir, voltar, da frente para trás e de trás para a frente, em busca de mais surpresas como o inesperado rasgo da capa) encontram-se o português Jorge de Sena, o americano Mark Twain, e o irlandês James Joyce. A noite que fora de Natal, Carta do Pai Natal e Os mortos são, respetivamente, os textos dos autores referidos selecionados pela editora Guerra & Paz para fazer parte deste livro amarelo (ou vermelho)?), edição que apresenta como "o paparazzo da história da literatura e do pensamento", revelando "as relações comprometedoras de textos célebres".

__________

Jorge de Sena / Mark Twain / James Joyce

A noite que fora de Natal / Carta do Pai Natal / Os mortos

Guerra & Paz


Add a comment

A FRASE

Adormeci e sonhei que a vida era alegria. Acordei e vi que a vida era serviço. servi e vi que o serviço era alegria. (Tagore)

PUB

Sugestão do Dia

NOVIDADES

Originais

Opinião