BOA PÁSCOA

Sondagem

Escrever um livro

L&L MOBILE

Faixa publicitária

Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Gestão

BES, os dias do fim revelado

GÉNERO - Gestão

alt

O tema continua na ordem do dia. Não há instante que passe que não se fale do assunto. São as televisões, as rádios, os jornais, a população em geral e os lesados do BES em particular.

Foi há menos de dois anos que desapareceu BES. Foi no dia 3 de agosto de 2014.

Na casa da Pedra da Nau, Ricardo Salgado ouviu decretado o fim do banco de família pelo Governador do Banco de Portugal. Ao seu lado, estava a sua mulher, Maria João. O dia foi talvez o pior das suas vidas. 

O Banco de Portugal e o Governo de então, liderado por Pedro Passos Coelho e Paulo Portas justificaram a decisão de acabar com o banco como a única que não teria custos para os portugueses. Um argumento politicamente astuto mas que hoje se sabe que irrealista. 

__________

Alexandra Ferreira

BES, os dias do fim revelado

Chiado editora


Add a comment

Propósito: Ideias para trabalhar ligado

GÉNERO - Gestão

alt

Afinal de contas o que é o trabalho? Como funcionam algumas organizações? Sabia que há muita gestão que se apropria das pessoas para lhes extrair o esforço como se extrai o leite às vacas?

Trabalhamos por três razões: ganhar dinheiro; vingar no emprego e na carreira ou simpresmente fazer algo de útil nas nossas vidas.

Miguel Pina e Cunha, Arménio Rego e Filipa Castanheira são três professores e investigadores que nos deixam aqui alguns interessantes textos para refletirmos o que é, efetivamente, o trabalho.

__________

Miguel Pina e Cunha, Arménio Rego e Filipa Castanheira

Propósito: Ideias para trabalhar ligado

RH Editora


Add a comment

Gestão e desenvolvimento de competências

GÉNERO - Gestão

alt

Esta é a segunda edição do manual Gestão e desenvolvimento de competências, organizado por Mário Ceitil, coadjuvado por um grupo de alunos da Universidade Lusófona, e publicado pelas Edições Sílabo. O livro clarifica o conceito de competência e fornece um conjunto de exemplos concretos de aplicações de metodologias de gestão de competências. Numa primeira parte, a obra debruça-se sobre as competências e os novos paradigmas na gestão de recursos humanos. A segunda parte versa sobre um modelo de intervenção em gestão de competências. A terceria parte é dedicada a estudos de casos e intervenções práticas junto de várias empresas. Finalmente, a quarta e última parte reúne testemunhos de personalidades como Jorge Horta alves, Margarida Barreto, Pedro Malheiro, Rui Moura e Miguel Pina e Cunha, entre muitos outros.

__________

Mário Ceitil (Org.)

Gestão e desenvolvimento de competências

Edições Sílabo


Add a comment

Equipas de trabalho - Instrumentos de avaliação

GÉNERO - Gestão

alt

Como avaliar as equipas de trabalho? Estas constituem uma forma de estruturar o trabalho da maioria das organzações e a sua avaliação é fundamental. Nesta obra encontramos instrumentos que poderão facilitar tal tarefa. Os autores construíram e validaram instrumentos de diagnóstico dos grupos de trabalho, que permitem aos gestores desenvolver uma ação mais prática de avaliação.Trata-se, essencialmente, de escalas e questionários, na segunda parte, que visam avaliar os conceitos explanados na primeira parte: organização cultural, liderança, autonomia, interdependência, conflito, gestão de conflitos, aprendizagem. São imprescindíveis para quem coordena grupos no seu dia a dia, mas também para investigadores do meio académico na área da sociologia, estudos sulturais ou aprendizagem. Equipas de trabalho - Instrumentos de avaliação, da autoria de Isabel Dimas, Marta Alves, Paulo Lourenço e Teresa Rebelo, foi publicado em março deste ano pelas Edições Sílabo.

__________

Isabel Dimas, Marta Alves, Paulo Lourenço e Teresa Rebelo

Equipas de trabalho - Instrumentos de avaliação

Edições Sílabo


Add a comment

Um ano com Peter Drucker

GÉNERO - Gestão

alt

Joseph Marciariello concebeu um plano de 52 semanas concentrado nos ensinamentos de Peter Drucker, com quem trabalhou por diversas ocasiões e em vários livros. Em cada semana, o autor propõe um tema específico, como a liderança, o sentido da nossa atividade, a eficácia pessoal ou a estrutura da nossa organização, apresentando uma lição a aprender ou mensagem retirada da história do seu mentor. Sugere ainda outras leituras ou reflexões referentes ao mesmo tema. O objetivo é conseguir que o leitor consiga, na sua vida profissional, colocar em prática os ensinamentos e atingir uma capacidade de liderança muito mais eficaz. Um ano com Peter Drucker foi publicado pela Gestão Plus, uma chancela da Bertrand Editora.

__________

Joseph A. Maciariello

Um ano com Peter Drucker

Gestão Plus


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Não somos amados por sermos bons. Somos bons porque somos amados. (Desmond Tutu)

PUB

Faixa publicitária

Originais

Opinião