Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Gestão

Manual da relações laborais

GÉNERO - Gestão

alt

As relações laborais continuam a merecer a atenção de vários estudos. Muitas vezes, passamos metade das nossas horas do dia no local de trabalho. Importa existirem boas relações entre todos os intervenientes numa organização. Ganha a empresa e ganham os seus funcionários.

Sempre que os empresários manifestam o seu desejo de aumentar a produtividade dos trabalhadores, reduzir os custos fixos e tornar a empresa mais competitiva, entram em rota de colisão com os trabalhadores. Que pode ser feito? Que estratégias? Que meios necessários?

A leitura deste manual da autoria do professor António Damasceno Correia possibilitará a aquisição de competências especialmente em cinco áreas: 1) Cooperação e partilha de conhecimento entre os vários interlocutores laborais, mais concretamente os parceiros sociais; 2) Entendimento do funcionamento destes interlocutores laborais, numa ótica estática e numa ótica dinâmica, fazendo também uma comparação entre Portugal e outros países ocidentais; 3) Distinção entre negociação e contratação coletiva do processo de concertação social; 4) Apresentação dos vários períodos de evolução nas relações laborais nas últimas cinco décadas; 5) Conhecimento da Organização Internacional do Trabalho (OIT): a sua estrutura, o seu modo de atuação, o processo de concertação de regras à escala internacional e os instrumentos jurídicos aprovados por esta organização.

__________

António Damasceno Correia

Manual das relações laborais

Lidel


Add a comment

Caos e complexidade

GÉNERO - Gestão

alt

Para contrariar a "linearidade ilusória" de que A leva a B, uma equipa de autores especialistas em psicologia, liderança de equipas e inovação coordenou a criação deste livro: para ajudar as pessoas que trabalham nas organizações que estão em constante mudança devido aos desafios do mercado e da sociedade; para que estes se posicionem face à concorrência e ao mundo, uma vez que são os gestores que determinam o rumo a tomar face à mudança.

Em Caos e complexidade são apresentados novos conceitos para a gestão das organizações. Os temas abordados vão desde a chegada do caos às organizações, a complexidade da gestão e das funções de liderança, a expetativa criada em relação aos colaboradores (pensamento fora dacaixa, criatividade, aprendizagem ao longo da vida), ao encontro da ordem na complexidade (a aceitação do erro, a inovação, as práticas de gestão) e as simulações computacionais como uma nova forma de abordar a complexidade das organizações. A RH Editora é a responsável pela publicação desta obra inovadora e incontornável.

__________

Luís Curral, Catarina Gomes, Pedro Marques-Quinteiro e Pedro Lind (Coord.)

Caos e complexidade

RH Editora


Add a comment

BES, os dias do fim revelado

GÉNERO - Gestão

alt

O tema continua na ordem do dia. Não há instante que passe que não se fale do assunto. São as televisões, as rádios, os jornais, a população em geral e os lesados do BES em particular.

Foi há menos de dois anos que desapareceu BES. Foi no dia 3 de agosto de 2014.

Na casa da Pedra da Nau, Ricardo Salgado ouviu decretado o fim do banco de família pelo Governador do Banco de Portugal. Ao seu lado, estava a sua mulher, Maria João. O dia foi talvez o pior das suas vidas. 

O Banco de Portugal e o Governo de então, liderado por Pedro Passos Coelho e Paulo Portas justificaram a decisão de acabar com o banco como a única que não teria custos para os portugueses. Um argumento politicamente astuto mas que hoje se sabe que irrealista. 

__________

Alexandra Ferreira

BES, os dias do fim revelado

Chiado editora


Add a comment

Propósito: Ideias para trabalhar ligado

GÉNERO - Gestão

alt

Afinal de contas o que é o trabalho? Como funcionam algumas organizações? Sabia que há muita gestão que se apropria das pessoas para lhes extrair o esforço como se extrai o leite às vacas?

Trabalhamos por três razões: ganhar dinheiro; vingar no emprego e na carreira ou simpresmente fazer algo de útil nas nossas vidas.

Miguel Pina e Cunha, Arménio Rego e Filipa Castanheira são três professores e investigadores que nos deixam aqui alguns interessantes textos para refletirmos o que é, efetivamente, o trabalho.

__________

Miguel Pina e Cunha, Arménio Rego e Filipa Castanheira

Propósito: Ideias para trabalhar ligado

RH Editora


Add a comment

Gestão e desenvolvimento de competências

GÉNERO - Gestão

alt

Esta é a segunda edição do manual Gestão e desenvolvimento de competências, organizado por Mário Ceitil, coadjuvado por um grupo de alunos da Universidade Lusófona, e publicado pelas Edições Sílabo. O livro clarifica o conceito de competência e fornece um conjunto de exemplos concretos de aplicações de metodologias de gestão de competências. Numa primeira parte, a obra debruça-se sobre as competências e os novos paradigmas na gestão de recursos humanos. A segunda parte versa sobre um modelo de intervenção em gestão de competências. A terceria parte é dedicada a estudos de casos e intervenções práticas junto de várias empresas. Finalmente, a quarta e última parte reúne testemunhos de personalidades como Jorge Horta alves, Margarida Barreto, Pedro Malheiro, Rui Moura e Miguel Pina e Cunha, entre muitos outros.

__________

Mário Ceitil (Org.)

Gestão e desenvolvimento de competências

Edições Sílabo


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Nada me inspira mais veneração e assombro que um ancião que sabe mudar de opinião. (Santiago Ramón y Cajal, médico espanhol, prémio Nobel da Medicina)

PUB

Faixa publicitária

Originais

Opinião