Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Religião

Museus da igreja

GÉNERO - Religião

alt

Nesta obra podemos encontrar um trabalho que no apresenta a perspetiva dos museus da Igreja enquanto entidades e espaços assumidamente pastorais. André das Neves Afonso pretende mostrar como a museologia e a interveção dos museus da Igreja podem ser utilizadas para conservar e estudar o seu património e como se poderá acrescentar uma dimensão eclesial ao desenvolvimento de ativividades científicas, culturais, sociais e educativas.

No primeiro de três capítulos, o autor faz uma abordagem teórica centradas nos museus eclesiásticos e uma reflexão em torno das questões associadas ao programa museológico das instituições. De seguida, realiza-se um estudo de caso à realidade museológica do Patriarcado de Lisboa. Todo o trabalho de André Afonso se direciona no sentido de enaltecer a capacidade de acolhimento e intervenção na promoção do diálogo com todos os elementos da comunidade, convicções e confissões à parte. Museus da Igreja é uma obra recentemente publicada pela Paulus Editora. 

__________

André das Neves Afonso

Museus da Igreja

Paulus Editora


Add a comment

Plenitude humana em Santa Teresa

GÉNERO - Religião

alt

Nesta obra encontramos um estudo aturado, desenvolvido por Anabela Neves Rodrigues, sobre Santa Teresa de Ávila - "uma figura simpática, porque, sendo muito viva e cheia de uma experiência espiritual que aconteceu no século XVI, tem muito a dizer ao mais profundo desejo do homem de todos os tempos: o caminho do encontro com Deus."

A obra Plenitude humana em Santa Teresa foi publicada este ano pela Paulus Editora, por ocasião dos 500 anos de Santa Teresa. A partir dos trabalhos escritos deixados pela mística espanhola, a autora organiza em três capítulos o seu estudo sobre a plenitude humana daquela figura. Disserta sobre como se pode aprender e crescer a partir da espiritualidade de Santa Teresa. Trata-se de um exemplo extremamente rico de humanidade e cristianismo, absolutamente fundamental para se descobrir a unidade entre a Fé e a Vida. Recorde-se que Teresa conhecia muito bem a realidade social política, religiosa e económica do seu tempo, e soube enfrentar esses desafios do seu tempo com a ajuda da experiência de Deus.

__________

Anabela Neves Rodrigues

Plenitude humana em Santa Teresa

Paulus Editora


Add a comment

Os combatentes portugueses do "Estado Islâmico"

Avaliação: / 1
FracoBom 

GÉNERO - Religião

alt

Em Portugal, não se fala noutra coisa: os portugueses que serviram e servem o Estado Islâmico (EI). Infelizmente, não há semana que passe sem que se ouça falar do mais mediático grupo terrorista mundial.

Baseado em investigações levadas a cabo pelas secretas portuguesas e pela própria Polícia Judiciária, o jornalista Nuno Tiago Pinto ajuda-nos a perceber como cresceu este grupo, quais são as suas convicções e ramificações.

O mundo só começou a perceber a dimensão do EI quando o fotojornalista John Cantlie regressou ao Reino Unido, após uma semana de cativeiro na Síria, no Verão de 2012. Nessa altura, revelou às autoridades um dado inquietante: entre os seus raptores havia vários britânicos.

É obvio que existem outros fanáticos de outros países que se converteram. E Portugal não é exceção. O que leva cidadãos aparentemente pacíficos a transformarem em terroristas ? Por que motivo se converteram ao Islão? Qual o seu papel na estrutura do grupo? Muito bom!

__________

Nuno Tiago Pinto

Os combatentes portugueses do "Estado Islâmico"

Esfera dos livros


Add a comment

Grupos de Jesus

GÉNERO - Religião

alt

José Antonio Pagola, que se dedica há muitos anos a estudar Jesus, escreveu uma obra sobre os Grupos de Jesus.

O livro fala dos objetivos deste grupo: falar sobre o criador e aprofundar o evangelho. O autor garante que, fazendo este caminho, consegue-se humanizar mais o mundo.

O estudioso defende ainda que Jesus responde às nossas dúvidas, anseios, necessidades e preocupações.

__________

José Antonio Pagola

Grupos de Jesus

Paulus


Add a comment

Ser igreja, ser na igreja

GÉNERO - Religião

alt

O autor José Miguel Barata Pereira deixa-nos, em “Ser igreja, ser na igreja”, uma importante reflexão sobre os diferentes estados de vida na Igreja em perspetiva vocacional.

O livro apresenta-se dividido em dois interessantes capítulos: a comunhão na igreja e os estados de vida eclesiais. Aliás, o início da obra começa com uma reflexão interessante: “ mistério trinitário de Deus e mistério da Igreja”.

Parabéns ao sacerdote José Miguel Barata Pereira!

__________

José Miguel Barata Pereira

Ser igreja, ser na igreja

Paulus


Add a comment

A FRASE

O amor fino não há - de ter \porquê\ nem \para quê\. Se amo porque me amam, é obrigação, faço o que devo; se amo para que me amem, é negociação, busco o que desejo. Pois como há - de ser o amor para ser fino? Amo porque amo e para amar. (Padre António Vieira)

PUB

NOVIDADES

Originais

Opinião