Opini√£o dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Psicologia

Mística e psicanálise

Avalia√ß√£o: / 1
FracoBom 

G√ČNERO - Psicologia

alt

O pref√°cio √© assinado por Jos√© Augusto Ramos, do Centro de Hist√≥ria da Univeridade de Lisboa. Para este, a obra M√≠stica e psican√°lise "vem prestar um servi√ßo de grande m√©rito, ao facilitar o acesso a um espa√ßo humano rec√īndito, mas rico e incontorn√°vel", congratulando a autora por "ter aberto um caminho de longos percursos, para si e muitos outros". O objeto de estudo e an√°lise de Eug√©nia Magalh√£es s√£o os textos dos grandes m√≠sticos crist√£os Mestre Eckhart, Santa Teresa de √Āvila e S√£o Jo√£o da Cruz, bem como dos isl√Ęmicos Al-Hallaj, Al-Gazzali e Ibn Arabi. Apoiando-se nas suas bases de teologia, filosofia e antrolpologia, a autora confronta-os com a cr√≠tica da psican√°lise para tecer as suas pr√≥prias considera√ß√Ķes acerca das experi√™ncias do desejo e do amor do absoluto inerentes ao processo de transforma√ß√£o interior do ser humano. M√≠stica e psican√°lise foi publicado pela editora Esfera do Caos.

__________

Eugénia Magalhães

Mísitca e psicanálise

Esfera do Caos


Add a comment

Casos pr√°ticos em psicologia forense

G√ČNERO - Psicologia

casos praticos em psicologia forense

A obra divide-se em duas grandes partes: o Enquadramento Geral - onde se encontram as principais teorias e princ√≠pios √©ticos que fundamentam a Psicologia Forense - e os Casos Pr√°ticos - onde se apresentam v√°rios relat√≥rios periciais de casos reais que permitem ter uma no√ß√£o da multiplicidade de situa√ß√Ķes que podem ser alvo de avalia√ß√£o psicol√≥gica. Esta segunda parte permite ainda facilitar o acesso √† informa√ß√£o recolhida e √†s metodologias utilizadas. Segue-se a an√°lise e sistematiza√ß√£o de cada relat√≥rio. Rute Agulhas e Alexandra Anci√£es t√™m motivo para se orgulhar desta obra, √ļnica na sua tipologia, abrang√™ncia e rigor. A sua utilidade pr√°tica e rigor t√©cnico-cient√≠fico s√£o inquestion√°veis e facilmente comprovados por todos os profissionais do judici√°rio que o consultem. Esta √© a segunda edi√ß√£o, revista e atualizada, de Casos pr√°ticos em psicologia forense, obra publicada pelas Edi√ß√Ķes S√≠labo.

__________

Rute Agulhas e Alexandra Anci√£es

Casos pr√°ticos em psicologia forense

Edi√ß√Ķes S√≠labo


Add a comment

O filho preferido

G√ČNERO - Psicologia

alt

As psicólogas Fátima Almeida e Laura Alho exploram neste livro uma temática bastante problemática e controversa. Nenhum pai confessa abertamente que tem preferência por um filho ou por outro. No entanto, no seu íntimo, o sentimento está lá e é legítimo. As autoras apresentam as principais teorias propostas pelos investigadores da área em textos de leitura e compreensão muito acessível quer para pais, filhos ou irmãos. Entre os temas abordados encontra-se a questão do filho primogénito, do Benjamim da família, as expetativas criadas pelos pais e até a possibilidade de existir violência entre os irmãos. O filho preferido contou ainda com a colaboração de Bárbara Santa Rosa, Dulce Pires, Mauro Paulino e Patrícia Dias. A edição é da Pactor, pertencente ao Grupo Lidel. 

__________

F√°tima Almeida e Laura Alho

O filho preferido

Grupo Lidel - Pactor


Add a comment

Analista de interiores

G√ČNERO - Psicologia

alt

O título, à primeira vista, até nos poderia remeter para a decoração de interior, assunto muito marcante da atualidade. Não! Nada disso! Neste livro do médico Jaime Milheiro, Analista de interiores, fala-se dos encontros e desencontros do funcionamento psicológico.

O especialista em psiquiatria e psicanálise, que há mais de 40 anos se bate pela humanização do doente, deixa-nos aqui um importante compêndio que se debruça sobre a fé, a religiosidade, a transcendência e o misticismo. Surpreendente!

__________

Jaime Milheiros

Analista de interiores

Ancora Editora


Add a comment

Os 25 h√°bitos dos casais felizes

Avalia√ß√£o: / 1
FracoBom 

G√ČNERO - Psicologia

alt

N√£o existem rela√ß√Ķes perfeitas. Existem rela√ß√Ķes felizes e duradoras. As frases s√£o de Cl√°udia Morais, psic√≥loga e terapeuta familiar.

De uma forma feliz, prática e simpática, a autora descreve-nos os 25 hábitos que podem ajudar a termos uma vida mais feliz. Os casais só têm a agradecer os conselhos deixados pela especialista.

De todos os conselhos, o ‚Äúca√ßa tesouros‚ÄĚ parece ser aquele que resulta bastante. A ideia √© que se busque no parceiro algo de positivo que ele evidencie, em vez de lhe apontar constantemente os erros e as falhas. Parece que a discuss√£o tamb√©m d√° frutos. Obviamente, tratando-se de uma discuss√£o saud√°vel e de afeto. Interessante!

__________

Cl√°udia Morais

Os 25 h√°bitos dos casais felizes

Manuscrito


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Não há necessidade de escolher uma estação do ano predilecta. O que temos de fazer é desfrutar da beleza de cada uma delas. (Evelyn Lauder)

Originais

Opini√£o