Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Ambiente e Ecologia

GÉNERO - Ambiente e Ecologia

 

 

O tema não é novo, bem pelo contrário, há anos que não se fala de outra coisa. As preocupações ambientais têm marcado o nosso quotidiano, pois não se quer hipotecar o futuro. “A Energia da Razão: por uma sociedade com menos CO2” é um reforço desta preocupação humana face aos atentados ambientais.

O livro da Gradiva resulta de uma conferência (organizada pela Universidade Técnica de Lisboa) subordinada precisamente a este tema. Com a coordenação de Fernando Ramôa Ribeiro, a obra conta com a participação de vários especialistas de diferentes sectores. Aqui são abordadas várias matérias relativas ao ambiente. Desde as tendências de evolução do mercado energético ao projecto Ecocasa, passando pelas cidades do futuro, energias e alterações climatéricas ou as mudanças estruturais e estratégicas nos mercados de energia.

Tal como refere Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, na mensagem enviada à conferência, “a energia e as alterações climatéricas representam um dos maiores desafios do século XXI. Mas estes desafios não devem ser vistos como ameaças. Eles representam uma oportuniade única de melhorar a qualidade de vida, de aumentar o crescimento económico e de criar mais e melhor emprego”.

__________

Fernando Ramôa Ribeiro

A Energia da Razão

Gradiva

 


Add a comment

O desafio global

GÉNERO - Ambiente e Ecologia

 

 

 

 

Sir Nicholas Stern, com uma ampla carreira no mundo financeiro, junta-se a Al Gore na dedicação ao derradeiro desafio que são, para o nosso planeta, as alterações climáticas. Este é mais uma alerta relativamente às consequências desastrosas que o aquecimento global está já a provocar entre nós, como o desaparecimento de muitas espécies animais e vegetais, o degelo das zonas polares e aumento do nível da água do mar, a inconstância das estações do ano, entre muitas outras situações preocupantes.

 

O relatório de Stern é meritório, pois conseguiu colocar o aquecimento global na agenda dos mais importantes políticos, empresários, economistas e jornalistas especializados do mundo. Agora transformado em livro, “O Desafio Global” constitui uma inovação na medida em que explica como transformar em oportunidade o drama das alterações climáticas. O autor explica como corrigir falhas de mercado, definir novas políticas públicas, ultrapassar a crise económica, combater a pobreza e caminhar para a prosperidade e para o desenvolvimento, sempre a partir da situação actual de crise ambiental. Uma das principais lições a retirar não é nova. O mundo sabe que tem de agir rapidamente ou correrá o risco de ter de enfrentar consequências devastadoras, mas o que o autor consegue é apresentar a sua argumentação numa linguagem nova e acessível. Uma actuação rápida e ao alcance de todos poderá prevenir perdas irreparáveis no futuro, e foi isso que levou muitos políticos a fazerem do meio ambiente uma prioridade.

 

Esta é uma obra imprescindível e que poderá esclarecer e ajudar à mudança de postura e mentalidade de todos os que o lerem, desde o leitor comum ao leitor mais influente. Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, o livro chega até nós através da editora Esfera do Caos e foi prefaciado pelo docente catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Viriato Soromenho-Marques que considera que a obra veicula “uma estratégia difícil e arrojada (...) que salvará a história, permitindo, (...) um salto em frente de proporções ainda impossíveis de determinar”.

 

__________

Nicholas Stern

O Desafio Global

Esfera do Caos


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo. (Liang Tzu)

Originais

Opinião