Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Ciência

Do Big Bang ao Homem

GÉNERO - Ciência

alt

Esta obra é a compilação de um conjunto de textos saídos do ciclo de conferências "Histórias da Terra e da Vida: do Big Bang ao Homem" que teve lugar na Reitoria da Universidade do Porto, no âmbito da exposição "Terra em Transformação". São várias as áreas do saber e vários os autores que tentam explicar as origens do universo. Fazem-nos ver também como a nossa presença na Terra tem constituído um fator de ameça para vários ecossistemas, principlamente nos últimos 50 anos. A obra contribui, assim, para a consciencialização de toda a espécie humana para a necessidade de regeneração do planeta e de um desenvolvimento sustentável. Entre os professores universitários e investigadores que contribuíram com as suas intervenções encontram-se: Nuno C. Santos, Frederico Borges, Helena Couto, João Pais, Mário Mendes, Octávio Mateus, António Amorim e João Pedro Cunha Ribeiro. Do Big Bang ao Homem foi publicado no finla de 2015 pelas Edições Universidade do Porto, na coleção Série Para Saber. 

__________

Orfeu Bertolami e Helena Couto (Coord.)

Do Big Bang ao Homem

Universidade do Porto Edições


Add a comment

Artificial aesthetics

Avaliação: / 2
FracoBom 

GÉNERO - Ciência

alt

Miguel Carvalhais publica em inglês um estudo sobre o uso dos sistemas computacionais ao serviço do design e das artes. Com o aumento da influência cultural e económica dos computadores e dos sistemas computacionais, verifica-se que estes causaram mudanças drásticas no trabalho produzido nos últimos anos. Permitem a criação de produtos igualmente grandiosos e dramáticos, como também permitem comunicar de forma distinta. Em Artificial aesthetics, estudam-se esses produtos e resultados criativos, as suas propriedades processuais e o papel que ocupam no surgimento de novos modos de autoria, criação e apreciação estética.  A obra resulta da tese de doutoramento sobre o mesmo tema, defendida em 2011. O autor é professor assistente de Design de Comunicação e Novos Média na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

__________

Miguel Carvalhais

Artificial aesthetics

Universidade do Porto Edições


Add a comment

A vida secreta dos materiais

GÉNERO - Ciência

alt

Depois de uma leitura atenta, percebe-se com facilidade por que motivo A vida secreta dos materiais foi eleito pela Royal Society of London como o melhor livro de ciência de 2014.

O nosso mundo é formado por diversas matérias e materiais. Afinal quais serão as histórias estranhas que existem por trás de cada um deles?

Em muitos deles (quase todos) há um autêntico milagre de arte, criatividade e design. Da simples chávena de chá ao mais complexo motor a jato.

São 10 importantes capítulos a ler com interesse.

__________

Mark Miodownik

A vida secreta dos materiais

Bizâncio


Add a comment

As inovações que mudaram a história

GÉNERO - Ciência

alt

Inspirado na série do mesmo nome que passa no canal História, este livro reúne uma série de acasos científicos que acabaram por mudar a nossa História. Algumas das inovações abordadas acabaram mesmo por dominar o nosso quotidiano e não nos imaginamos a viver sem elas. A estrutura da obra organiza as inovações por capítulos relativos ao vidro, frio, som, limpeza, tempo e luz.

Neste livro ilustrado, Steve Johnson explora a história da inovação ao longo dos séculos, apresentando aspetos da nossa vida moderna, como a refrigeração, o relógio ou as lentes de contacto, desde o momento da sua criação. Repleto de histórias supreendentes de enganos brilhantes e acidentes geniais, o autor revela a história secreta que existe por trás destes objetos da nossa vida diária. A não perder para as mentes mais curiosas!

__________

Steve Johnson

As inovações que mudaram a história

Clube do Autor


Add a comment

Os marcianos somos nós

GÉNERO - Ciência

alt

A(s) carreira(s) de Nuno Galopim não para(m) de surpreender. Quem pensava que as suas publicações na área científica tinham terminado na sua juventude com o livro Vida e morte dos dinossários (publicado em co-autoria com o professor Galopim de Carvalho), enganou-se. O seu fascínio pela ciência e, mais especificamente, pelo planeta Marte, levaram a editora Gradiva a incluir Os marcianos somos nós na coleção Ciência Aberta, iniciada por Guilherme Valente e dirigida, desde o nº 201, por Carlos Fiolhais, que também é o responsável pela revisão científica da obra.  

Por tudo aquilo que Marte representa para a Humanidade, o autor recupera os episódios que marcaram a história daquele planeta, bem como o imaginário que todos desenvolvemos, mesmo sem querer, em redor do planeta vermelho... Marte no cinema, Marte visto e registado pelas sondas Mariner e Viking, Marte na música, Marte como projeto e destino de futuro e até Marte na BD, tudo isto é possível encontrar no livro de Nuno Galopim. Tudo menos os marcianos que, como o próprio refere, "até que um dia sejam ali descobertas formas de vida, os marcianos, habitantes de Marte em sonho, somos nós". 

__________

Nuno Galopim

Os marcianos somos nós

Gradiva


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

A felicidade consiste em não seres feliz e que isso não te importe. (Miguel D'Ors)

PUB

Faixa publicitária

Originais

Opinião