Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Marketing

A máquina do poder

GÉNERO - Marketing

alt

Numa altura que que se fala muito de eleições, pois pelo caminho temos agora a legislativas e as presidenciais, nada melhor do que conhecer quem nos governa e quem nos pretende governar: a máquina do poder.

Neste livro da autoria dos jornalistas Miguel Pinheiro e Gonçalo Bordalo Pinheiro, podemos descobrir, por exemplo, o que realmente se passa por dentro das campanhas eleitorais dos três maiores partidos portugueses. Os truqes que utilizam. Como enchem os comícios de gente? Como decidem os temas dos discursos consoante as sondagens? Como encenam eventos com militantes que passam por cidadãos independentes? O que, de facto, acontece nos bastidores? As maquilhadoras que andam sempre atrás dos líderes, o champanhe que se abre em centros de idosos, as conversas de charme com os jornalistas que acompanham a caravana eleitoral, a preparação dos diretos para os telejornais ou o polémico dinheiro que serve para pagar as campanhas. Estes são alguns dos temas que nos permitem perceber como funciona A Máquina do Poder.

__________

Miguel Pinheiro e Gonçalo Bordalo Pinheiro

A máquina do poder

Esfera dos livros


Add a comment

A publicidade segundo o meu tio Olavo

Avaliação: / 1
FracoBom 

GÉNERO - Marketing

alt

Edson Athayde é um dos profissionais de publicidade mais conhecidos profissionais de publicidade do mundo. Qualquer estudante ou curioso pelo mundo dos anúncios e do marketing vai adorar esta obra publicada pela Chiado Editora. A sua influência em Portugal tem sido determinante para muitos profissionais da área.

A publicidade segundo o meu tio Olavo reúne 250 páginas de brilhantes textos curtos que dão as melhores dicas sobre como tornar a publicidade mais eficaz. Aqui encontra aquilo que resulta sempre.

“Como diria o meu Tio Olavo: Um anúncio é como um filho: fazer é fácil, criar é que é difícil”.

__________

Edson Athayde

A publicidade segundo o meu tio Olavo

Chiado Editora


Add a comment

Brandwashed

GÉNERO - Marketing

alt

Martin Lindstrom é um especialista em Branding e Marketing. Um nome conhecido pelas grandes marcas, onde exerce função de consultor.

Os sucessos conseguidos pela Mars, Pepsi, Disney, Microsoft, Mercedes ou Mac Donalds devem-se também ao seu trabalho. Porque não aprender um pouco com ele?

As formas estranhas que os consumidores têm de andar, falar e sacar da carteira é o tema de fundo de Brandwashed. Este livro fascinante, divertido e por vezes chocante revela os drivers que os publicitários e marketeers usam para nos levar a comprar.

 Martin Lindstrom adora descobrir os incentivos ocultos por detrás de diversos fenómenos humanos e sociais, bem como as diferenças entre como dizemos que agimos e como realmente agimos.

__________

Martin Lindstrom

Brandwashed

Gestão Plus


Add a comment

Design para os olhos

GÉNERO - Marketing

alt

Ainda há dias, indignado com a segunda avaria de um novo eletrodoméstico em apenas um ano de uso, lembrava a uma amigo meu que Portugal e os portugueses (leia-se: os empresários de Portugal) têm a aprender em termos de serviço pós-venda. A preocupação do comerciante/empresário é vender o produto. Logo que ele saia da loja ou da empresa e que este receba o dinheiro, o trabalho pós-venda fica para mais tarde, quando se lembrar.

Mas este não é o único motivo a rever com urgência. Salvo pontais exceções, infelizmente, as nossas empresas costumam descurar igualmente as estratégias de marketing e publicidade. Muitas, infelizmente, têm pago bem cara essa fatura.

Neste livro, fala-se da imagem e da sua importância. Com ele, responde-se a um conjunto de perguntas pertinentes. Que empresa pode dispensar o uso de uma marca que a designe, identifique e diferencie dos seus concorrentes?

Que fabricante pode vingar no mercado de consumo sem produtos que se destaquem graças a uma embalagem fortemente atrativa e memorável?

Quem é o gestor ou o responsável de marketing capaz de lançar um serviço ou um evento, sem recorrer ao poder da publicidade? E qual de nós não sucumbe ao fascínio das formas ou à magia das cores?

Design para os Olhos é o segundo volume da nova coleção da Dinalivro Edições, dedicada ao design, à comunicação e à publicidade.

Empreendendo uma viagem empolgante pelo mundo da imagem, das mensagens e do grafismo funcional, esta obra aborda temas tão variados, como a perceção estética, a semiótica da cor, a identidade corporativa, a sinalética, as linguagens gráficas e o universo da marca.

__________

Joan Costa

Design para os olhos

Dinalivro


Add a comment

Neuromarketing

GÉNERO - Marketing

 

 

Esta não é a primeira vez que a revista LIVROS & LEITURAS apresenta um livro sobre neuromarketing, o que pode revelar-se interessante. Todos já perceberam que o Marketing se encontra em toda a parte, logo, não será de excluir a hipótese de também se encontrar no “cérebro humano”. 

“Neuromarketing – Descodificando a Mente do Consumidor”, uma obra do Instituto Português de Administração do Marketing (Edições IPAM), é da autoria de Pedro Camargo. O especialista brasileiro em Marketing e neurociência deixa-nos um estudo interessante que acaba por explicar a influência dos factores biológicos no comportamento do consumidor.

A obra é útil para profissionais de Marketing, mas também para quem trabalha em áreas orientadas para o cliente, como é o caso da Gestão e da Economia. Será ainda certamente importante para todos aqueles que querem saber um pouco mais dos conceitos-chave que ajudam não só a perceber o consumidor e os seus anseios, como também a desconstruir alguns dos mitos mais persistentes que existem nas áreas do Marketing e das teorias comportamentais.

Apesar de se tratar de um tema controverso e com implicações éticas amplamente discutidas, a obra demonstra que o Neuromarketing é um campo de investigação cada vez mais explorado quer por profissionais quer por académicos. Ao longo de 147 páginas, o livro “Neuromarketing – Descodificando a Mente do Consumidor” revela as empresas, cientistas e universidades que têm realizado pesquisas nesta área, descrevendo minuciosamente as técnicas utilizadas e as descobertas efectuadas. 

__________

Pedro Camargo

Neuromarketing – Descodificando a Mente do Consumidor

IPAM


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

A amizade é uma união de almas entre pessoas virtuosas. Porque: - os maus têm cúmplices; - os interesseiros, sócios; - os voluptuosos, companheiros de vícios; - os ídolos, admiradores; - os políticos, partidários; - os príncipes, cortesãos(Autor desconhecido)

PUB

Faixa publicitária

Originais

Opinião