Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Poesia

Histórias e Factos

GÉNERO - Poesia

alt

Manuel Marques Francisco nasceu em Salvaterra de Magos, no final da Segunda Guerra Mundial. Corria o ano de 1944. Chegou a viver em França, mas foi em Portugal que resolveu dedicar-se à agricultura, como empresário agrícola.

Nos tempos livres, poderia ir jogar às cartas, mas resolveu dedicar-se à escrita. Manuel Marques Francisco é um poeta popular com vários livros já publicados.

Histórias e Factos fala disso mesmo. Fala da vida, da sociedade e do mundo que o rodeia. Fala da sua idiossincrasia. Os seus poemas são igualmente um apelo, um conselho, uma sugestão a todos os que o rodeia. São um elogio e um amor à vida.

__________

Manuel Marques Francisco

Histórias e Factos

Modocronia


Add a comment

Terras do Além

GÉNERO - Poesia

alt

O poeta popular António Maria Veríssimo não para de nos surpreender com mais uma obra poética. Esta, chama-se Terras do Além. As quadras debruçam-se na sua passagem pela Guiné, quando serviu as forças armadas portuguesas em ultramar.

Tenho o privilégio de conhecer o António há muitos anos e de acompanhar a sua escrita. Os seus poemas apresentam-se em estrofes de quatro versos, em rima – quase sempre – cruzada.

As suas experiências, as vivências, as marcas da guerra, as paisagens, as aldeias, o povo, os animais, a agricultura… nada parece ser esquecido. ´

Este livro de poemas é igualmente um livro de memórias. É um retrato que será muito comum a todos os militares portugueses que serviram a Pátria naquele território angolano.

__________

António Maria Veríssimo

Terras do Além

Gráfica Central de Almeirim


Add a comment

Rasgo

Avaliação: / 2
FracoBom 

GÉNERO - Poesia

alt

Rasgo é um livro de poesia de Jefferson Pinós Ferraz. Chegou pela mão do autor de Porto Alegre diretamente para o apartado da revista LIVROS & LEITURAS.

É interessante. Talvez, por isso, o li com muito agrado e em pouco tempo.

Quando cheguei ao fim da obra, reparei numa mensagem interessante e pouco vulgar, o autor de Rasgos achou que deveria lembrar que os livros não servem para enfeitar estantes e que têm alergia ao pó. Não é bem esta frase, mas anda lá próxima.

Jefferson Pinós Ferraz aconselha também os seus leitores a o emprestar a um amigo. Foi o que fiz. Já o passeia à minha mulher. Também ela o leu e adorou.

Os seus poemas são pequenos, mas metaforicamente lindos. A temática é diversificada, mas versa sobretudo na forma como o poeta vê o mundo que o rodeia. Em destaque aparece o amor e a paixão. A felicidade é igualmente tema em evidência.

__________

Jefferson Pinós Ferraz

Rasgo

Poesias Escolhidas Editora


Add a comment

Alma Viajante

Avaliação: / 1
FracoBom 

GÉNERO - Poesia

alt

Paula Oz deixa aos seus leitores um interessante livro de poesia. A temática da sua escrita é muito diversificada. Vai desde a forma como vê as coisas da vida, o mundo (mais perto ou distante), a liberdade, a amizade, o sonho, a natureza, a passagem do tempo, o Amor…e até a solidão, em “Sozinha com a sombra”, para citar este exemplo.

Se quisermos criar um fio condutor entre quase todos os textos, cujo versos são curtos e diretos, verifica-se que o Amor vence e vinga. Ele aparece com muita força ao longo da obra, um livro que a poetisa resolveu dedicar a sua mãe, ombro amigo e de apoio constante.

__________

Paula Oz

Alma Viajante

Edição de autor


Add a comment

Sementes de Humanidade

GÉNERO - Poesia

alt

Neste pequeno grande livro poético, cruzam-se sentimentos que vão da nostalgia à solidão, do momento à saudade, passando pela esperança, o sorriso, a visão.

Neste livro, o autor revela a sua humanidade na relação consigo próprio, com os outros, com a natureza, com Deus, numa mistura de sentimentos, emoções e sensações. 

Sendo Homem entre os Homens, num mundo marcado pela frieza e pelo egoísmo, o autor não pode ficar indiferente a tudo o que se passa à sua volta, mostrando-se sensível e atento à fragilidade dos outros. 

Parabéns professora José Carlos Pereira!

__________

José Carlos Pereira

Sementes de Humanidade

Chiado Editora


Add a comment

A FRASE

Espera do teu filho o mesmo que fizeste a teu pai.(Tales de Mileto)

PUB

NOVIDADES

Originais

Opinião