Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Filosofia

Dias de Hoje, Ontem e Retorno do Amanhã

Avaliação: / 2
FracoBom 

GÉNERO - Filosofia

alt

Ottavio Lourenço está de regresso. Desta vez, aproxima-se dos seus leitores através de um encontro com o tempo.

Aqui, encontramos uma forma diferente de interpretar a filosofia. Será uma filosofia interpretada pela cabeça de um músico diferente? Talvez.

Dias de Hoje, Ontem e Retorno do Amanhã junta um conjunto de textos escritos entre 2011 e 2016.

A mistura é fabulosa, pois serve vários gostos. Tem mutos sabores, apropriados a diferentes paladares. Há crónicas, pensamentos, conversas, ideias, aforismos, encontros e até desencontros. São textos, essencialmente, diarísticos.

__________

Ottavio Lourenço

Dias de Hoje, Ontem e Retorno do Amanhã

Editora In Verso


Add a comment

Quem tem medo dos filósofos?

GÉNERO - Filosofia

alt

No século XVI, Montaigne escreveu: “Existe mais distância de certos homens em relação a outros, do que os homens em relação aos animais”.

Este livro, organizado pelo professor Victor Correia, um especialista em filosofia, reúne centenas de citações filosóficas polémicas.

São muito variadas as citações, tal como são também muitos os filósofos que encontramos em “Quem tem medo dos filósofos?”.

Este é o primeiro livro de citações filosóficas publicado em Portugal. Trata-se de citações pouco ou nada conhecidas, por vezes mesmo ocultadas, para não depreciar a imagem dos seus autores, devido ao seu carácter polémico e, por vezes, chocante.

A polémica das citações apresentadas neste livro não se deve apenas ao facto de virem de filósofos, contrastando com a boa imagem que deles se tem geralmente, mas também, e sobretudo, devido ao seu próprio conteúdo, que contrasta com a imagem idealizada, esclarecida e sábia que se tem da Filosofia. 

__________

Victor Correia (Org.)

Quem tem medo dos filósofos?

Verso de Capa


Add a comment

O castigo

GÉNERO - Filosofia

alt

O professor e escritor (e também filósofo) Pinho Neno deixa-nos uma obra interessante e Invulgar. Trata-se de um poema. Um mega poema que se debruça sobre as coisas da vida. É biográfico, pois muitas das passagens refletem vivências e experiência de vida do autor.

O texto é, igualmente, um grito. É um conjunto de dúvidas e de incertezas, paixões e revoltas. É, essencialmente, a busca por um mundo diferente.

__________

Pinho Neno

O castigo

Edições Vieira da Silva


Add a comment

A Queda

GÉNERO - Filosofia

alt

A Queda é um dos grandes livros de Albert Camus. Aliás, essa tese foi também ela corroborada por Sartre.

A obra do Prémio Nobel da Literatura, trazida até nós, desta vez, pela editora Livros do Brasil, foi publicada pela primeira vez em 1956. Foi a sua última obra de ficção completa.

Estamos perante um monólogo dramático muito interessante. As reflexões, própria de um grande filósofo, ainda hoje nos fazem pensar.

O estilo narrativo de Camus é surpreendente. A história é a de um famoso advodago, altamente respeitado perante os seus pares, e a sua queda (La chute).

__________

Albert Camus

A Queda

Livros do Brasil


Add a comment

Barafunda

GÉNERO - Filosofia

alt

Afonso Cruz, Marta Bernardes, José Cardoso (ilus.) juntaram-se e trouxeram até nós Barafunda. Aparentemente, julgamos tratar-se de um livro do género infanto-juvenil. Na realidade, é muito mais do que isso.

Através da Caminho, de uma forma poética e até muito lúdica, os autores deixam-nos um diálogo filosófico sobre as muitas maneiras de arrumar o mundo e até a mente humana.

__________

Afonso Cruz, Marta Bernardes, José Cardoso (ilus.)

Barafunda

Caminho


Add a comment

A FRASE

A amizade é uma união de almas entre pessoas virtuosas. Porque: - os maus têm cúmplices; - os interesseiros, sócios; - os voluptuosos, companheiros de vícios; - os ídolos, admiradores; - os políticos, partidários; - os príncipes, cortesãos(Autor desconhecido)

PUB

NOVIDADES

Originais

Opinião