Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Hotelaria e Restauração

Cada garrafa conta uma história

GÉNERO - Hotelaria e Restauração

alt

Cada garrafa tem uma história. Basta abri-la e analisá-la.

O vinho é muito mais do que uvas e fermentações, a maior das alquimias é o mundo que o vê nascer. Cada garrafa carrega amores e ódios, podas, guerras e fantasmas, colheitas. A jornalista da SIC, Ana Sofia Fonseca, apresenta-nos um livro original sobre o mundo do vinho, em que a crítica a aromas e fermentações fica de fora.

Aqui há histórias com gente dentro. As famílias por trás de cada garrafa, o engenho do enólogo, dos produtores, da terra e das suas almas. Cada página é uma viagem ao Portugal vinhateiro, aos retratos das suas gentes.

De Norte a Sul, de vinha em vinha, de conto em conto. 

__________

Ana Sofia Fonseca

Cada garrafa conta uma história

Esfera dos livros


Add a comment

Manual de Queijos

GÉNERO - Hotelaria e Restauração

alt

Estamos perante um autêntico guia dos queijos, dedicado a todos os seus amantes: os grandes apreciadores. A obra começa pela introdução. Nela podemos ter acesso à história do queijo, aos seus constituintes, aos tipos, ao armazenamento e à relação que ele tem com a saúde.

Os países produtores de queijo e as variedades que existem pelo mundo são os capítulos que se seguem. Há queijos para todos os gostos e muitas imagens com sabores. Cada variedade é explicada com detalhe através de uma ficha técnica. Estamos perante quase 200 páginas deliciosas.

__________

AA.VV.

Manual de Queijos

Dinalivro


Add a comment

Entender de vinho

GÉNERO - Hotelaria e Restauração

 

 

Feitas mais umas vindimas, é tempo de se começar a sonhar com o néctar dos deuses que certamente marcará, pela positiva, mais um ano vinícola. Branco, tinto, rosé ou até o palheta prometem fazer o regalo de muitos portugueses.

 

O vinho é um elemento essencial da nossa cultura e da nossa gastronomia. Mas para muitos ainda é um mundo complexo e difícil de entender. João Afonso, conhecido crítico de vinhos, revela-nos – nesta obra – os segredos do vinho através deste guia completo e acessível a todos os que querem saber mais.

 

Se percebe pouco de vinhos ou se quiser enriquecer um pouco mais os conhecimentos que já tem sobre o vinho, não perca esta obra.

 

Não sabe que vinho servir com carne ou peixe? Gostaria de construir a sua própria garrafeira, mas não sabe por onde começar? Depara-se com notas de prova que não consegue interpretar e que em nada o ajudam na escolha de um vinho? Muitas vezes interroga-se como deve abrir uma garrafa, em que copo deve servir determinado vinho ou a que temperatura deve ser degustado? João Afonso responde a estas e outras questões de forma simples e prática.

 

 

 

__________

 

João Afonso

 

Entender de Vinho

 

Esfera dos Livros

 

 

 

 

 


Add a comment

Vinhos de Portugal 2010

GÉNERO - Hotelaria e Restauração

 

 

 

 

“Vinhos de Portugal 2010” de João Paulo Martins é a mais recente atracção de enólogos e amantes do bom vinho. Há 16 anos que a publicação é garantida consecutivamente. O objectivo é mostrar o que de melhor se produz em cada ano. São tintos, brancos, verdes, rosés e espumantes de todas as regiões vitivinícolas de Portugal.

Este interessante guia de vinhos, um dos mais lidos do país, oferece-nos uma boa classificação dos vinhos, conseguida através de uma rigorosa análise, e até o local onde os podemos encontrar com relativa facilidade. A obra publicada pela Livros D'Hoje, das Publicações Dom Quixote, é muito fácil de consultar já que inclui um glossário de termos de prova e um índice remissivo.

Em “Vinhos de Portugal 2010”, pode encontrar também informações práticas que se revelam sempre úteis na hora de escolher um vinho. Destaco ainda um conjunto de resposta a interrogações frequentes sobre esta bebida. Aqui fica-se, por exemplo, a saber que o vinho faz bem ao coração; que é mais difícil fazer vinho branco do que tinto; que Portugal é essencialmente um país de tintos; que os leilões de vinhos em Portugal ainda não são credíveis; que o consumo de vinho americano, de forma continuada, é prejudicial à saúde; que um grande vinho é sempre originário de uma vinha de baixa produção; que há vinhos para Inverno e vinhos para Verão; que o vinho branco deve acompanhar os pratos de peixe e os tintos os de carne não tem razão de ser; entre muitas outras respostas.

Para o ajudar nas escolhas do dia-a-dia, este livro inclui ainda um guia de bolso destacável com a selecção dos melhores vinhos do ano. Muito interessante!

__________

João Paulo Martins

Vinhos de Portugal 2010

Livros D' Hoje


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Se alguém quiser desenvencilhar - se dos dementes, dos deficientes ou dos anciãos doentes, porque exigem demasiado tempo ou demasiado dinheiro, que contrate verdugos profissionais, mas que não se esconda atrás de uma aparência de respeitabilidade. (Stuart Horner)

Originais

Opinião