Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Ciência

Do Big Bang ao Homem

GÉNERO - Ciência

alt

Esta obra é a compilação de um conjunto de textos saídos do ciclo de conferências "Histórias da Terra e da Vida: do Big Bang ao Homem" que teve lugar na Reitoria da Universidade do Porto, no âmbito da exposição "Terra em Transformação". São várias as áreas do saber e vários os autores que tentam explicar as origens do universo. Fazem-nos ver também como a nossa presença na Terra tem constituído um fator de ameça para vários ecossistemas, principlamente nos últimos 50 anos. A obra contribui, assim, para a consciencialização de toda a espécie humana para a necessidade de regeneração do planeta e de um desenvolvimento sustentável. Entre os professores universitários e investigadores que contribuíram com as suas intervenções encontram-se: Nuno C. Santos, Frederico Borges, Helena Couto, João Pais, Mário Mendes, Octávio Mateus, António Amorim e João Pedro Cunha Ribeiro. Do Big Bang ao Homem foi publicado no finla de 2015 pelas Edições Universidade do Porto, na coleção Série Para Saber. 

__________

Orfeu Bertolami e Helena Couto (Coord.)

Do Big Bang ao Homem

Universidade do Porto Edições


Add a comment

Artificial aesthetics

Avaliação: / 2
FracoBom 

GÉNERO - Ciência

alt

Miguel Carvalhais publica em inglês um estudo sobre o uso dos sistemas computacionais ao serviço do design e das artes. Com o aumento da influência cultural e económica dos computadores e dos sistemas computacionais, verifica-se que estes causaram mudanças drásticas no trabalho produzido nos últimos anos. Permitem a criação de produtos igualmente grandiosos e dramáticos, como também permitem comunicar de forma distinta. Em Artificial aesthetics, estudam-se esses produtos e resultados criativos, as suas propriedades processuais e o papel que ocupam no surgimento de novos modos de autoria, criação e apreciação estética.  A obra resulta da tese de doutoramento sobre o mesmo tema, defendida em 2011. O autor é professor assistente de Design de Comunicação e Novos Média na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

__________

Miguel Carvalhais

Artificial aesthetics

Universidade do Porto Edições


Add a comment

A vida secreta dos materiais

GÉNERO - Ciência

alt

Depois de uma leitura atenta, percebe-se com facilidade por que motivo A vida secreta dos materiais foi eleito pela Royal Society of London como o melhor livro de ciência de 2014.

O nosso mundo é formado por diversas matérias e materiais. Afinal quais serão as histórias estranhas que existem por trás de cada um deles?

Em muitos deles (quase todos) há um autêntico milagre de arte, criatividade e design. Da simples chávena de chá ao mais complexo motor a jato.

São 10 importantes capítulos a ler com interesse.

__________

Mark Miodownik

A vida secreta dos materiais

Bizâncio


Add a comment

As inovações que mudaram a história

GÉNERO - Ciência

alt

Inspirado na série do mesmo nome que passa no canal História, este livro reúne uma série de acasos científicos que acabaram por mudar a nossa História. Algumas das inovações abordadas acabaram mesmo por dominar o nosso quotidiano e não nos imaginamos a viver sem elas. A estrutura da obra organiza as inovações por capítulos relativos ao vidro, frio, som, limpeza, tempo e luz.

Neste livro ilustrado, Steve Johnson explora a história da inovação ao longo dos séculos, apresentando aspetos da nossa vida moderna, como a refrigeração, o relógio ou as lentes de contacto, desde o momento da sua criação. Repleto de histórias supreendentes de enganos brilhantes e acidentes geniais, o autor revela a história secreta que existe por trás destes objetos da nossa vida diária. A não perder para as mentes mais curiosas!

__________

Steve Johnson

As inovações que mudaram a história

Clube do Autor


Add a comment

Os marcianos somos nós

GÉNERO - Ciência

alt

A(s) carreira(s) de Nuno Galopim não para(m) de surpreender. Quem pensava que as suas publicações na área científica tinham terminado na sua juventude com o livro Vida e morte dos dinossários (publicado em co-autoria com o professor Galopim de Carvalho), enganou-se. O seu fascínio pela ciência e, mais especificamente, pelo planeta Marte, levaram a editora Gradiva a incluir Os marcianos somos nós na coleção Ciência Aberta, iniciada por Guilherme Valente e dirigida, desde o nº 201, por Carlos Fiolhais, que também é o responsável pela revisão científica da obra.  

Por tudo aquilo que Marte representa para a Humanidade, o autor recupera os episódios que marcaram a história daquele planeta, bem como o imaginário que todos desenvolvemos, mesmo sem querer, em redor do planeta vermelho... Marte no cinema, Marte visto e registado pelas sondas Mariner e Viking, Marte na música, Marte como projeto e destino de futuro e até Marte na BD, tudo isto é possível encontrar no livro de Nuno Galopim. Tudo menos os marcianos que, como o próprio refere, "até que um dia sejam ali descobertas formas de vida, os marcianos, habitantes de Marte em sonho, somos nós". 

__________

Nuno Galopim

Os marcianos somos nós

Gradiva


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Qualquer um pode carregar seu fardo, embora pesado, até anoitecer. Qualquer um pode fazer seu trabalho, embora árduo, por um dia. Qualquer um pode viver mansamente, pacientemente, amistosamente, até que o Sol se ponha. E isso é o que realmente a vida requer. (Stevenson, escritor britânico)

PUB

Faixa publicitária

Originais

Opinião