Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Culinária

Lampreia - Manjar esquisito

GÉNERO - Culinária

alt

Na capa encontramos o ingrediente principal desta obra: a lampreia. Ou se gosta ou se odeia! Mas podemos desde logo ver também alguns dos acompanhamentos e condimentos que fazem deste ser controverso um verdadeiro manjar. Com uma vasta obra publicada no campo da cultura gastronómica em Portugal, Armando Fernandes começa, neste livro, por apresentar a lampreia desde a Antiguidade Clásica, passando pela Idade Média até à Idade Moderna. Passando aos receituários, o autor revela que há muito que em Espanha e França se cozinha a lampreia das mais variadas maneiras. Finalmente, mais de 40 receitasa selecionadas pelo autor, incluindo algumas da sua própria autoria. Lampreia - Manjar esquisito foi publicado pela Âncora Editora. 

__________

Armando Fernandes

Lampreia - Manjar esquisito

Âncora Editora


Add a comment

Pão das mulheres

GÉNERO - Culinária

alt

Do Alentejo ao Alto Minho, passando pela Serra da Estrela... Mouette Barboff, antropóloga francesa fascinada pela história do pão em Portugal, apresenta a história deste em três locais distintos de Portugal, desde a forma como se cultivam o cereais à moagem do grão, não esquecendo a amassadura, tendedura, cozedura e consumo do nosso pão de trigo, centeio, mistura ou milho. A obra apresenta ainda os muitos rituais e crenças ligados ao momento simbólico da produção deste alimento basilar da dieta mediterrânica. Pão das mulheres, publicado pela Âncora editora servirá, acima de tudo, para valorizar a mulher do campo e o seu papel fundamental no que diz respeito ao pão caseiro na nossa tradição familiar.

__________

Mouette Barboff

Pão das mulheres

Âncora Editora


Add a comment

As manhãs da Leonor

GÉNERO - Culinária

alt

Gostaria de saber fazer pequenos almoços caseiros e rápido? Já alguma vez provou uma omeleta de banana? Sumo verde? Batido praia? Crepioca? Não??

Não acha que caiu na rotina? O seu pequeno-almoço é sempre igual, porque não tem tempo para variar, e é comido à pressa em casa, enquanto se prepara para enfrentar mais um dia, ou numa qualquer pastelaria, onde as opções não são sempre as melhores?

Leonor Seixas e Sara Marques dos Santos têm a solução.

__________

Leonor Seixas e Sara Marques dos Santos

As manhãs da Leonor

Esfera dos Livros


Add a comment

Prazer sem pecado

GÉNERO - Culinária

alt

O conhecido chefe de pastelaria e uma nutricionista juntaram-se e construíram uma obra deliciosa.

Prazer sem Pecado juntou o chef Gilberto Costa a nutricionista Cláudia Viegas. As 65 receitas são destinadas a todas as pessoas que se preocupam com a saúde e, muito particularmente, àquelas que, como os diabéticos, os obesos ou os celíacos, estão impedidas de ingerir uma série de ingredientes. 
__________

Gilberto Costa e Cláudia Viegas

Prazer sem pecado

Esfera dos Livros


Add a comment

My name is Best, José Besteiros

GÉNERO - Culinária

alt

No mundo da cozinha ficou conhecido como Joe Best. Nesta obra, reúnem-se 50 receitas, uma por cada ano de vida do chefe. A primeira parte da obra encarrega-se de apresentar José Besteiros, a sua vida em família, a paixão de sempre pelos U2 e pela cozinha. Na segunda parte de My name is Best, José Besteiros surgem as receitas, das primeiras de sempre às mais requintadas, sem organização específica. Nuno Dias, responsável pela organização e construção deste livro publicado pela Âncora Editora, diz "Mais não fiz do que condensar, numas quantas folhas de papel, 50 anos de um homem simples, de sorriso espontâneo e piada fácil, com um coração maior do que a própria silhueta".

__________

Nuno Dias

My name is Best, José Besteiros

Âncora Editora


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Pode - se amar até à loucura uma mulher feia, por encantos que superam os encantos da beleza. (Jan Paulhan)

Originais

Opinião