Partly cloudy

27°C

Lisboa

ATUALIDADE

Sondagem

Quantos livros vai ler nas férias?

L&L MOBILE

Faixa publicitária

Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

História

Fama e segredo na história de Portugal

GÉNERO - História

alt

A escritora Agustina Bessa-Luís organizou esta obra em doze óperas. Através delas, transporta-nos numa viagem aos segredos e mistérios de grandes personalidades da história de Portugal. D. Afonso Henriques, D. Leonor Teles, D. Sebastião, D. João II, D. Fernando e até Salazar veem aqui a sua vida esmiuçada e investigada por Agustina. E afina, quem foi e como morreu Viriato? E por que é que D. Afonso Henriques e a mãe, D. Teresa, se davam mal? E será que Salazar chegou a ser feliz no amor?

Fama e segredo na história de Portugal conta com ilustrações e vinhetas de Lucy Pepper. A obra foi publicada pela editora Guerra & Paz, pela primeira vez em 2006. Agora, em 2015, sai a sua segunda edição, em capa dura, inserida na coleção Três Sinais.

__________

Agustina Bessa-Luís

Fama e segredo na história de Portugal

Guerra & Paz


Add a comment

Guerra Total

GÉNERO - História

alt

A BBC History Magazine só tem uma palavra para classifica o livro de Michael Jones: « Excelente ».

Guerra total é de facto um livro excelente. O tema não é novo. Muito já foi publicado sobre a Segunda Guerra Mundial. O que é novo é a abordagem e o uso de interessantes testemunhos para relatar as atrocidades do conflito.

Através de uma rigorosa investigação e baseado em fontes muito credíveis, o autor fala do holocausto como ninguém.

__________

Michael Jones

Guerra Total

Bizâncio


Add a comment

Os canhões de Santarém que floriram em Lisboa

Avaliação: / 6
FracoBom 

GÉNERO - História

alt

Em comum com o autor tenho o apelido e o facto de sermos ambos naturais de Santarém e prezarmos, acima de todos os outros valores, o da liberdade. Serão com certeza muitos os que com Jaime Fernandes se identificam. No entanto, este livro é principalmente para aqueles que são fascinados pela temática da revolução dos cravos de 1974, ainda que, como eu, não a tenham vivido e apenas revivido através dos documentários, histórias dos pais e, claro, de livros como Os canhões de Santarém que floriram em Lisboa.

O autor viveu os momentos decisivos da revolução na prisão de Caxias, tendo sido libertado apenas dois dias depois, pelo MFA. Mas, antes disso, farta foi a luta que empreendeu ao lado dos seus camaradas da Comissão Democrática Eleitoral (CDE), na clandestinidade. Experiência na primeira pessoa, uma aturada pesquisa e base histórica, aliadas a uma imaginação rica capaz de criar personagens fascinantes, como os quatro estudantes universitários que dão ânimo à sua narrativa, são os segredos do sucesso desta obra publicada recentemente pela Âncora Editora. Para além disso, a cidade de Santarém, tantas vezes esquecida e preterida a nível nacional, é aqui enaltecida e surge em posição de destaque, ao nível do panorama cultural e político da época.

__________

Jaime Fernandes

Os canhões de santarém que floriram em Lisboa

Âncora Editora


Add a comment

Inverno Mágico - Vol. II

GÉNERO - História

alt

Este é já o 2.º volume. É uma interessante continuação do 1º volume. Inverno Mágico destaca os mitos e mistérios transmontanos. O livro apresenta-se ao leitor dividido em 7 capítulos. As festas e muitas tradições surgem muito bem representadas e até ilustradas. As personagens, o tempo, os espaços e os símbolos são bem analisados e explicados. Até o caráter pagão e cristão de determinadas celebrações são passados em relevo.

O trabalho é digno de destaque, dada a investigação histórica e cultural desenvolvida pelo autor. Parabéns!  

__________

António Pinelo Tiza

Inverno Mágico - Vol. I e II

Âncora Editora


Add a comment

As mulheres que fizeram Roma

GÉNERO - História

alt

As mulheres que fizeram Roma é um dos mais recentes livros da Esfera dos Livros. Graças ao trabalho de investigação da autora, podemos usufruir de 14 interessantes histórias de mulheres que mexeram com Roma. Há de tudo. Poder, violência, tragédia, alegria e até muito sexo.

Este livro é interessante porque, habitualmente, quando se fala de Roma, recordam-se os imperadores, os senadores, os historiadores e muitos outros senhores. Os poetas, por exemplo.

Sabem que foi Reina Sílvia? Agripina? Valéria Messalina? Helena Constantinopla? Conheça aqui as suas biografias. Muito bom!

__________

Carla Hilário Quevedo

As mulheres que fizeram Roma

Esfera dos livros


Add a comment

NOVIDADES

A FRASE

Se quer ser amado, ame. (Séneca)

PUB

Faixa publicitária
Faixa publicitária

PUB

Originais

Opinião