Mostly cloudy

14°C

Lisboa

ATUALIDADE

Sondagem

Escrever um livro

L&L MOBILE

Faixa publicitária

Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

História

Combater duas vezes

GÉNERO - História

alt

O livro da autoria de Margarida Paredes tem tanto de interessante como de invulgar. Não é comum ver-se muitas mulheres nas lutas armadas. Esse cenário, costuma fazer parte do universo masculino. No entanto, existiram e existem muitas mulheres na guerra.

Este livro fala, precisamente, das mulheres na luta armada em Angola. Aliás, o assunto foi tema de doutoramento da autora. Margarida Paredes defende, por exemplo, que a participação das mulheres nesse conflito contribuiu para a emancipação feminina.

Este é um autêntico arquivo de memórias no feminino sobre os crimes coloniais, a resistência anticolonial, os conflitos internos, a luta de libertação e a guerra civil.

__________

Margarida Paredes

Combater duas vezes

Verso da História


Add a comment

Atenas antiga

GÉNERO - História

alt

Ler o livro foi viajar por um lugar mágico que já tive o prazer de conhecer. Atenas atual é muito a Atenas antiga. Os monumentos estão presentes em cada rua. É fascinante.

Através da editora Bizâncio, Philip Matyszak, um especialista em história, leva-nos aos meandros de um grande império.

Como seria Atenas no século V a. C.? Como era a Acrópole e o Pártenon? Quem eram alguns atenienses famosos? Que jogos, passatempos e atividades existiam? Como se chega lá? E os deuses?  Quais os poderes que tinham? Quem eram?

__________

Philip Matyszak

Atenas antiga

Bizâncio


Add a comment

Roma antiga

GÉNERO - História

alt

Este é um fabuloso convite para se conhecer a Roma antiga. Através da editora Bizâncio, Philip Matyszak convida-nos a conhecer a imponente Roma no auge da sua grandeza. A ideia é viajar até ao ano 200 através de textos históricos e explorações arqueológicas.

Venha conhecer as boas especiarias e as escravas exóticas… os alojamentos, as comidas, as ruas, estradas e caminhos, os mercados, os bordéis, os banhos… A ilustração é igualmente interessante.

__________

Philip Matyszak

Roma antiga

Bizâncio


Add a comment

A guerra que Portugal quis esquecer

GÉNERO - História

alt

Pela mão da Porto Editora, o jornalista Manuel Carvalho trouxe até nós A guerra que Portugal quis esquecer.

O livro fala do desastre do exército português na Primeira Guerra Mundial. Foram 20 mil os soldados enviados para Moçambique por ocasião de Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. Apesar da superioridade numérica, a situação foi trágica. Morreram milhares de portugueses. As causas foram muitas. No topo dos motivos encontrava-se a impreparação dos soldados português em combate num país dominada por doenças tropicais, para afalar apenas deste.

A ideia era defender moçambique das tropas alemãs. Infelizmente para todos, a missão revelou-se impossível.

__________

Manuel Carvalho

A guerra que Portugal quis esquecer

Porto Editora


Add a comment

História prodigiosa de Portugal (Vol. II)

GÉNERO - História

alt

História prodigiosa de Portugal dá continuidade à investigação levada a cabo por Joaquim Fernandes, já antes trazida até nós em História Prodigiosa de Portugal – Mitos & Maravilhas.

O livro em 10 capítulos fala das lendas e crenças. É uma viagem ao imaginário mítico português. É um importante contributo para se conhecer a alma lusitana.

O livro transporta, por exemplo, o leitor para as primeiras práticas do espiritualismo português. Deixa-nos revelações inéditas. Há lendas, visionários, fantasmas e profetas a perder de vista.

__________

Joaquim Fernandes

História prodigiosa de Portugal (Vol. II)

Verso da História


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Não somos amados por sermos bons. Somos bons porque somos amados. (Desmond Tutu)

PUB

Faixa publicitária

Originais

Opinião