ATUALIDADE

Sondagem

Escrever um livro

L&L MOBILE

Faixa publicitária

Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

História

Grandes lições do passado

GÉNERO - História

alt

A história da humanidade está repleta de grandes lições de geografia, sociedade, nacinalismo, economia, poder e ganância. Ciente disso, o historiador Bill Fawcett reuniu em Grandes lições do passado, vários dos piores e mais ameaçadores problemas que a sociedade hoje enfrenta e que já enfrentou no passado. O autor mostra como é possível aprender com o passado para resolver os problemas de hoje. Do terrorismo à escravatura, das epidemias às línguas, sem esquecer a especulação, a inflação, o desemprego e a recessão. O passado está repleto de episódios e fases que, mais cedo ou mais tarde, se repetem. Para os ultrapassar basta, por vezes, prestar mais atenção à nossa própria história. Afinal, soluções a curto praze saem sempre mais caras a longo prazo. 

__________

Bill Fawcett

Grandes lições do passado

Clube do Autor


Add a comment

Aviadores Portugueses

GÉNERO - História

alt

Há milhares de anos já os homens olhavam para os céus e sentiam vontade de ser como os pássaros. Voar era o sonho. E o sonho concretizou-se. Inventou-se uma máquina com duas asas e um motor potente e começou-se a sonhar.

Portugal também juntou o seu nome à história das grandes viagens aéreas mundiais com o contributo de uma geração de notáveis aviadores que voaram sobre o Atlântico, a África, o Médio Oriente e a Ásia.

Este livro fala dos heróis portugueses dos céus. Aviadores Portugueses conta-nos a aventura dos pioneiros da nossa aviação. Quais foram as suas dificuldades? Como eram os aviões? Como se chamavam? Que características tinham de ter estes homens?

__________

Mário Correia

Aviadores Portugueses

Esfera dos livros


Add a comment

Os amores proibidos de suas majestades

GÉNERO - História

alt

Esta obra da historiadora espanhola María Pilar Queralt del Hierro debruça-se sobre as verdadeiras histórias amorosas de grandes monarcas que marcaram a Europa e o mundo do seu tempo. Os amores proibidos de suas majestades, publicado pela Esfera dos Livros, revela como os casamentos de Estado, meramente por interesses e quase nunca por amor resultaram muitas vezes na procura de consolo junto de terceiros. Entre muitos outros, são apresentados os casos de Cleópatra, Maria Stuart, Carolina da Dinamarca e Carlota Joaquina de Portugal. Aqui tem a oportunidade de conhecer o peso e influência que figuras como Leonor de Guzmán, a Madame de Pompadour e Ana Bolena tiveram junto dos seus amados. Várias foram também as rainhas que muitas vezes procuraram consolo junto dos seus robustos soldados, como Isabel II de Espanha ou Catarina, a Grande, da Rússia. Devaneios ou algo mais sério e legítimo, certo é que, desde sempre, estas relações perigosas foram encaradas com naturalidade pela maioria dos súbditos.

__________

María Pilar Queralt Del Hierro

Os amores proibidos de suas majestades

Esfera dos Livros


Add a comment

Angola: Muxima

GÉNERO - História

alt

Luís Mascarenhas Gaivão e Luís Ança (ilus.) justaram e conseguiram com este livro apresentar os multímodos com que os angolanos constroem a nação angolana.

Os textos e as imagens explicam muito bem o legado africano bantu e não bantu, as realidades pluriétnicas em convivência, a influência da longa presença colonial portuguesa e brasileira e o resultado da vontade de ser Nação afirmam uma identidade plural.

Esta é igualmente uma homenagem a Angola e ao seu povo.

__________

Luís Mascarenhas Gaivão e Luís Ança (ilus)

Angola: Muxima

Porto Editora


Add a comment

O meu testemunho perante o mundo

GÉNERO - História

alt

O livro foi publicado nos Estados Unidos da América em 1944, praticamente no final da Segunda Guerra Mundial. Chama-se O meu testemunho perante o mundo. Trata-se do relato único do homem que denunciou o Holocausto e que o mundo ignorou. Como foi possível?

O professor polaco Jan Karski foi um herói. Denunciou, sem medos, os horrores cometidos pelos nazis, principalmente na sua terra natal. Se o tivesse ouvido, a história poderia hoje contar-se de forma diferente.

O livro foi (e ainda o é) um bestseller, apesar de ter sido esquecido. Além dos testemunhos na primeira pessoa, contém documentos históricos que ajudam a perceber melhor a chacina em Varsóvia e no campo de concentração de Izbica Lubelska

__________

Jan Karski

O meu testemunho perante o mundo

Bizâncio


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Não és menos feliz por te faltar do que serias se te sobejasse. (Josemaría Escrivá)

Originais

Opinião