Mostly cloudy

20°C

Lisboa

ATUALIDADE

Sondagem

Quantos livros vai ler nas férias?

L&L MOBILE

Faixa publicitária

Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

História

Os deuses e a origem do mundo

Avaliação: / 1
FracoBom 

GÉNERO - História

alt

Matemática é a sua formação de base, mas foi no campo das línguas antigas que António de Freitas se especializou, leccionando em universidades europeias e americanas. Neste livro, publicado pela Quetzal, António de Freitas apresenta uma selecção de textos cosmogónicos traduzidos das línguas originais, à qual deu o nome de Os deuses e a origem do mundo.

Como se lê na contracapa, “Cosmogonias são textos antigos presentes em todas as civilizações. Pretendem explicar a origem do mundo, com ou sem a intervenção dos deuses, em escritor de natureza mitológica ou filosófica que descrevem temas históricos incertos das civilizações a que pertencem.” Os textos seleccionados abrangem um período de quatro mil anos, desde a Suméria aos Evangelhos. São apresentados por regiões: Antigo Próximo Oriente, Índia, Entre o Oriente e o Ocidente e Grécia.

Uma nota para a vasta bibliografia, organizada por temas, histórias e culturas, destinada aos leitores mais curiosos.

__________

António de Freitas (Org.)

Os deuses e a origem do mundo

Quetzal


Add a comment

A busca da democracia

GÉNERO - História

alt

Portugal passou por grandes transformações entre 1960 e o ano 2000. Esta obra, inserida na coleção História contemporânea de Portugal, é dirigida a todos os que se interesse por Portugal. Retrata três movimentos de crescimento económico, fala da descolonização, de determinados marcos políticos que marcaram o nosso país, da emigração, da entrada na então CEE e até dos primeiros sinais da crise.

__________

António Costa Pinto e Nuno Gonçalo Monteiro

A busca da democracia – 1960-2000 (5.º vol)

Objetiva


Add a comment

Primatas culturais

Avaliação: / 1
FracoBom 

GÉNERO - História

alt

O livro é da autoria do sociólogo Paulo Finuras e, segundo Eduardo Simões, professor do ISCTE-IUL, esta obra "lança um desfaio dificilmente recusável para mentes abertas, para as quais saciar a curiosidade sobre os fundamentos da natureza humana é um dos melhores apoios para atribuir sentido às práticas quotidianas nas organizações e na vida familiar." 

A obra encontra-se dividida em três grandes partes. Na primeira, o autor aborda o conceito de evolução. De seguida, debruça-se sobre o papel da cultura na definiçaõ de quem somos. Finalmente, na terceira parte, explor as particularidades do comportamento humano. Cada capítulo tem como título uma pergunta, à qual o autor responde numa linguagem clara e acessível, deslindando, pouco a pouco, os segredos da natureza humana e a evolução do nosso comportamento no contexto do grande e complexo processo evolutivo do qual fazemos parte. Em anexo, ainda encontramos um útil glossário de termos técnicos e científicos, facilitadores da leitura, e ainda um conjunto de gráficos esclarecedores sobre a evolução do ser humano.

As Edições Sílabo publicaram Primatas Culturais - Evolução e Natureza Humana no passado mês de maio.

__________

Paulo Finuras

Primatas culturais

Edições Sílabo


Add a comment

Portugal e a Grande Guerra

GÉNERO - História

alt

Portugal e a Grande Guerra é, passo a repetição, um grande livro. Grande em todos os aspetos: formato, páginas e diversidade de conteúdos.

Apesar de muitos pensarem que estaríamos perante uma guerra de curta duração, o certo é que durou cinquenta e dois meses e matou mais de 8 milhões de pessoas.

Muitos, principalmente os mais novos, desconhecem a participação portuguesa no conflito. Portugal esteve em três frentes: Angola, Moçambique e Flandres. Dos 100 mil portugueses mobilizados, 8 mil ficaram nos campos de batalha.

__________

Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes

Portugal e a Grande Guerra

QuidNovi


Add a comment

O Dia da Liberdade

GÉNERO - História

alt

Grande contributo que nos dá esta obra de Pedro Lauret. Muito bem documentado e até ilustrado, o livro é uma mais-valia para quem quer continuar a descobrir os pormenores que marcaram para sempre um dos capítulos da nossa história.

Há cartas, mapas com descrições, cronologias, lugares, pessoas e comandos. Há plano, ação e até técnicas usadas no golpe de estado.

O autor, opositor do Estado Novo, lutador convicto, deixa-nos até relatórios secretos das unidades do MFA.

Neste grande livro, encontramos ainda contribuições de Vasco Lourenço, Otelo Saraiva de Carvalhos, Salgueiro Maia, Fernando Rosa, entre outros. Parabéns e obrigado!

__________

Pedro Lauret (coord.)

O Dia da Liberdade

Verso da História


Add a comment

NOVIDADES

A FRASE

Não importa o tamanho da montanha, ela não pode tapar o sol. (Provérbio chinês)

PUB

Faixa publicitária
Faixa publicitária

PUB

Originais

Opinião