Fair

14°C

Lisboa

ATUALIDADE

Sondagem

Razões para não ler livros?

Pesquisa

Opinião dos Leitores

Ver & Ouvir Livros

Quinta-feira: Livraria Ideal, 1h30, TVI 24 | Livros com RUM, 21 às 22 horas, Rádio Universitária do Minho

Tradutor

E-Livros

Newsletter

Livros & Leituras TV

História

O Reinado do Amor

Avaliação: / 1
FracoBom 

GÉNERO - História

alt

A professora Alice Lázaro deixou a docência em história para se dedicar à investigação. Em boa hora o fez, porque permitiu trazer até nós está obra interessante.

Encontramos neste volumoso livro agrupadas cartas íntimas da Priora da Estrela (Teresa de Melo) para a rainha D. Maria I. As cartas são de facto documentos importantes para se perceber a história e o que se esconde por detrás dela.

Percebe-se, através das leituras, a tensão acumulada durante o consulado pombalino, nomeadamente o último ano da vida do rei D. José I e os primeiros tempos da regência de D. Maria.

__________

Alice Lázaro

O Reinado do Amor

Chiado Editora


Add a comment

As origens do turismo na Madeira

GÉNERO - História

alt

Fico sempre muito contente quando encontro livros desta natureza: os que promovem lugares espantosos do nosso país. Aqui há mais imagens do que textos. Elas valem mil palavras porque dizem quase tudo. São essencialmente fotos antigas, a preto e branco, sobre quinta e hotéis. Espaços interiores e exteriores. Imagens de gentes, hábitos e costumes. Em muitas delas, ao longe vê-se o mar, pois claro!

A edição é bilingue (português e inglês), não fosse este um dos lugares mais visitados de Portugal. A Madeira é muito bonita e conhecer a história e os primórdios do seu turismo é fascinante. Parabéns Rui Campos Matos

__________

Rui Campos Matos

As origens do turismo na Madeira

Direção Regional da Madeira da Ordem dos Economistas


Add a comment

Goa - O preço da identidade

GÉNERO - História

alt

O historiador Valentino Viegas viveu a sua juventude em Goa, na Índia, e centrou a sua atividade literária no século XIV, em especial na primeira revolução portuguesa. Nos últimos tempos dedicou uma maior atenção a Goa, a antiga joia da coroa portuguesa, que ficou conhecida como “Pérola do Oriente”. No livro “O preço da identidade”, o autor traça o retrato da sociedade goesa durante o período da presença portuguesa, numa aliança perfeita entre a ficção e a realidade. São postas a nu as desigualdades sociais que ainda se mantêm em muitas partes da Ásia, bem como os abusos praticados pelo colonizador português. Goa é o pano de fundo de uma história onde se misturam medos, sentimentos e desafios, o passado e o presente de goeses e portugueses metropolitanos. Esta obra publicada pelos Livros Horizonte teve início com os artigos de Valentino Viegas publicados na revista Ecos do Oriente e no jornal Diário de Notícias, aos quais foi acrescentado um último capítulo, a bem das relações entre Portugal e Índia.

__________

Valentino Viegas

Goa – O preço da identidade

Livros Horizonte


Add a comment

Do Japão para o Alentejo

GÉNERO - História

alt

A história é verdadeira e aconteceu no século XVI. Nasce da mão do investigador e autor do livro, Tiago Salgueiro, isto depois de alguns anos de pesquisa.

O Paço dos Duques de Bragança, em Vila Viçosa, foi um dos lugares visitados por quatro jovens vindos do Japão no século XVI. Se só por si esta notícia teria tido impacto pelo momento em que ocorreu e por constituir um encontro multicultural no contexto nacional, assume uma outra dimensão, tendo em conta as motivações que estiveram na origem deste facto.

Convertidos ao Cristianismo, os nobres japoneses faziam parte de uma delegação que se dirigia a Roma, para prestar homenagem ao Papa, e que visitou os mais importantes centros de decisão na Europa deste período, entre os anos de 1582 e 1586.

__________

Tiago Salgueiro

Do Japão para o Alentejo

Chiado Editora


Add a comment

Utopias em Dói Menor

Avaliação: / 1
FracoBom 

GÉNERO - História

alt

Utopias em Dói Menor é essencialmente um conjunto de conversas transatlânticas. É um diálogo sobre Portugal entre um grande pensador e um entrevistador.

Onésimo Teotónio Almeida e João Marício Brás falam de Portugal, sempre Portugal, algumas questões centrais do nosso passado e certos mitos da nossa cultura são temas de entrada nesta conversa, que se alarga por caminhos transversais onde a questão da modernidade ocupa um lugar proeminente.

__________

Onésimo Teotónio Almeida e João Marício Brás

Utopias em Dói Menor

Gradiva


Add a comment

NOVIDADES

A FRASE

A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma. (John Ruskin)

PUB

Originais

Opinião