Ulti Clocks content

ATUALIDADE

Sondagem

Escrever um livro

L&L MOBILE

Faixa publicitária

Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

História

1966 – Homens com Pressa

GÉNERO - História

alt

Assinalou-se no passado mês de julho (2016) os 50 anos da participação portuguesa no Mundial de Inglaterra. Foi há meio século que Eusébio e a sua seleção (Os Magriços) brilhou como nunca numa luta de gigantes. Não ganhou. O título, como se sabe, ficou para os anfitriões, mas jogou como só jogam os campeões.

Afonso Melo não quis deixar de assinalar este momento histórico. O livro apresenta-se ao leitor dividido em três partes, em formato de crónicas de um jogo ou do tipo “cartas de Inglaterra”. A secção “anexos” é igualmente fabulosa. Os quadros com resultados ajudam a perceber a nossa brilhante prestação. Foi no verão de 66. Foi há 50 anos.

__________

Afonso de Melo

1966 – Homens com Pressa

Âncora Editora


Add a comment

O lobo e as estrelas

GÉNERO - História

alt

Esta é uma edição “bilingue”. O livro foi escrito em português e traduzido para mirandês. O padre Telmo Ferraz deixa-nos uma importante obra que retrata a vida, o trabalho e as gentes de Miranda do Douro.

São desabafos e registos de quem conhece muito bem o terreno e que muito deu àquela região. O livro é igualmente um importante documento histórico que irá servir as futuras gerações.

__________

Telmo Ferraz

O lobo e as estrelas

Âncora Editora


Add a comment

As Mulheres na Maçonaria

GÉNERO - História

alt

Nesta edição da âncora Editora, Fernando Marques da Costa dedica mais de 400 páginas a um tema muito interessante. Tema, aliás, que dá nome ao livro.

As Mulheres na Maçonaria é um rigoroso estudo que se debruça sobre as mulheres das lojas maçónicas, entre 1864 e 1950.

Como se processava a admissão das mulheres a esta organização secreta? Quais os seus percursos? Quais as experiências inovadoras? Por que motivo eram afastadas?

O livro é valorizado pelo facto de nele conter documentos inéditos que atestam a veracidade dos conteúdos.

__________

Fernando Marques da Costa

As Mulheres na Maçonaria

Âncora Editora


Add a comment

Etnografia Transmontana (Vol. II)

GÉNERO - História

alt

Este já é o segundo volume. O livro chama-se Etnografia Transmontana. Através da Âncora Editora, António Fontes, filho das Terras do Barroso, descreve como ninguém a vida das gentes transmontanas.

A aldeia, as casas, os caminhos, as regras ou as profissões. Nada parece ter sido esquecido. As descrições são fabulosas e o registo é autobiográfico.

Recomendo este livro para todos os amantes de Trás-os-Montes, principalmente para quem ama verdadeiramente as tradições.

__________

António Fontes

Etnografia Transmontana (Vol. II)

Âncora Editora


Add a comment

Grandes lições do passado

GÉNERO - História

alt

A história da humanidade está repleta de grandes lições de geografia, sociedade, nacinalismo, economia, poder e ganância. Ciente disso, o historiador Bill Fawcett reuniu em Grandes lições do passado, vários dos piores e mais ameaçadores problemas que a sociedade hoje enfrenta e que já enfrentou no passado. O autor mostra como é possível aprender com o passado para resolver os problemas de hoje. Do terrorismo à escravatura, das epidemias às línguas, sem esquecer a especulação, a inflação, o desemprego e a recessão. O passado está repleto de episódios e fases que, mais cedo ou mais tarde, se repetem. Para os ultrapassar basta, por vezes, prestar mais atenção à nossa própria história. Afinal, soluções a curto praze saem sempre mais caras a longo prazo. 

__________

Bill Fawcett

Grandes lições do passado

Clube do Autor


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Não sei se, com exceção da sabedoria, os deuses imortais ofereceram ao homem alguma coisa melhor que a amizade. (Cícero)

PUB

Faixa publicitária

Sugestão do Dia

  • GÉNERO - Fantástico
    A hora do vampiro
    Mário Gonçalves - Sexta, 25 Junho 2010

     

    Stephen King “é um escritor de excelência. É  um dos contadores de histórias mais férteis do romance contemporâneo”, defende o The Subday Times. Para o Expresso, com este autor  “não podia ser mais fácil ficarmos agarrados ao texto”

     

    King é essencialmente reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Seus livros foram publicados em mais de 40 países e muitas das suas obras foram adaptadas para o cinema.

     

    “A hora do vampiro” não foge ao estilo. Este livro, inspirado em Drácula de Bram, foi o segundo romance lançado pelo escritor norte-americano, publicado em 1975. Quatro anos mais tarde, pela mão de Tobe Hooper, tornou-se filme: “Os vampiros de Salem”.

     

    Uma casa assombrada e dois vampiros são o mote para uma interessante história de vampiros, numa cidade onde a rotina mudou do dia para a noite.

     

    __________

    Stephen King

    A Hora do Vampiro

     

    Bertrand


    Add a comment

Romance Day

GÉNERO - Romance Português
Joana ou o solstício de Inverno
Sílvia Fernandes - Segunda, 04 Junho 2012

Add a comment

Originais

Opinião