Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Últimas Propostas

As teias da primeira revolução portuguesa

GÉNERO - Últimas Propostas

alt

Este é mais um romance histórico do autor. Não devem perder. Fica o conselho. Porquê? Porque com ele enriquecemos os nossos conhecimentos relativos a uma passagem importante da nossa História. Da História de Portugal.

Aliás, ao lermos o título, rapidamente percebemos a força que tem a palavra teias, grafada no plural. E, logo de seguida, a palavra revolução…

O historiador e professor universitário dá-nos uma grande lição sobre um momento que marcou a primeira dinastia e a nossa história. Em causa está o reinado de D. Fernando I e a falta de descendência. A situação e abriu portas a Castela e à crises de 1383-85.

__________

Valentino Viegas

As teias da primeira revolução portuguesa

Caminho


Add a comment

Luís Costa Ribas: "Sou jornalista e não me considero um escritor"

GÉNERO - Últimas Propostas


Add a comment

Um nariz comprido

GÉNERO - Últimas Propostas

alt

Não, não é a história do Pinóquio. E também não é um livro exclusivo para os mais pequenos. Estamos perante uma história – muito bem ilustrada – que pode servir de “lição” para os mais velhos.

Um pobríssimo casal de velhotes, vítima de uma grotesca maldição, aprende a tirar partido do seu próprio problema e acaba por ser protegido e amado pela sua disponibilidade, inteligência e vontade de ajudar.

Realça-se neste conto a importância de valorizar nas Pessoas as suas melhores características, independentemente do seu aspeto físico, idade ou situação socioeconómica.

__________

Mané Ajuda (textos e ilustrações)

Um nariz comprido

Chiado Editora


Add a comment

Cultura Avieira

GÉNERO - Últimas Propostas

alt

Conheço o jornalista José Peixe há cerca de três décadas e tenho acompanhado o seu percurso profissional e pessoal com alguma proximidade. Aliás, no jornalismo já nos cruzamos debaixo do mesmo teto, quer na rádio quer na imprensa escrita.

O Zé é um apaixonado e um defensor acérrimo da ecologia e do ecossistema. Por onde vai, transporta as suas poderosas máquinas fotográficas e dispara sem dó e em rajada para conseguir as melhores imagens.

Neste pequeno livro, o autor dos textos e imagens destaca a Cultura Avieira. A fauna, a flora, o povo e as tradições são espelhadas nestas excelentes imagens.

__________

José Peixe

Cultura Avieira

J.J. Artes Gráficas


Add a comment

Terras do Além

GÉNERO - Últimas Propostas

alt

O poeta popular António Maria Veríssimo não para de nos surpreender com mais uma obra poética. Esta, chama-se Terras do Além. As quadras debruçam-se na sua passagem pela Guiné, quando serviu as forças armadas portuguesas em ultramar.

Tenho o privilégio de conhecer o António há muitos anos e de acompanhar a sua escrita. Os seus poemas apresentam-se em estrofes de quatro versos, em rima – quase sempre – cruzada.

As suas experiências, as vivências, as marcas da guerra, as paisagens, as aldeias, o povo, os animais, a agricultura… nada parece ser esquecido. ´

Este livro de poemas é igualmente um livro de memórias. É um retrato que será muito comum a todos os militares portugueses que serviram a Pátria naquele território angolano.

__________

António Maria Veríssimo

Terras do Além

Gráfica Central de Almeirim


Add a comment

A FRASE

Não há nada de nobre em sermos superiores ao próximo. A verdadeira nobreza consiste em sermos superiores ao que éramos antes.(Autor desconhecido)

PUB

NOVIDADES

Originais

Opinião