Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Últimas Propostas

Pátria

GÉNERO - Últimas Propostas

alt

Dito por Mario Vargas Llosa, é efetivamente um elogio um um convite a uma leitura atenta: «Há muito tempo que não lia um livro tão convincente e tocante, tão inteligentemente concebido.»

Grande em todas as dimensões: no tamanho: mais de 700 páginas; na qualidade: suberbo; grande nas vendas: mais de 700 mil exemplares nas mãos dos leitores.

O retábulo definitivo sobre mais de 30 anos da vida no País Basco sob o terrorismo. 

No dia em que a ETA anuncia o abandono das armas, Bittori dirige-se ao cemitério para, na sepultura do marido, Txato, assassinado pelos terroristas, lhe contar que decidira voltar à casa onde tinham vivido os dois. Mas poderá ela conviver com aqueles que a perseguiram antes e depois do atentado que transtornou a sua vida e a da família?

O melhor é adquirir a obra e lê-la.

__________

Fernando Aramburu

Pátria

D. Quixote


Add a comment

As Embarcações Avieiras

GÉNERO - Últimas Propostas

alt

Este livro é mais uma excelente obra trazia até nós pela Associação para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA). Foi oferecido à revista LIVROS & LEITURAS pelo professor João Serrano, autor do prefácio.

Esta edição bilingue (português e espanhol) é da autoria do arquiteto Fernando Simões Dias que acompanhou durante anos o projeto de candidatura da cultura Avieira a património nacional imaterial.

O autor correu os caminhos do Tejo, tudo com o objetivo de nos apresentar as memórias Avieiras e um riquíssimo levantamento de todos os tipos de embarcações do Tejo.

__________

Fernando Simões Dias

As Embarcações Avieiras

Aidia


Add a comment

Há Gente em Casa

GÉNERO - Últimas Propostas

alt

O livro de poesia de Ondjaki é surpreendente. Aliás, nada que nos possa admirar. O autor já nos surpreendia com a sua prosa, alguma da qual escolhida para os manuais de Português.

Os poemas são pequenos, mas só em tamanho. A temática é diversificada, espelha a alma do autor, naquele espaço e tempo.

Fui ao encontro do poema que deu nome ao livro. Está na páginas 16. Por coincidência ou talvez não, o 16 mostra que qualquer evolução exige respeito pelas leis universais…

“Chego sedento./as solidão/as feridas falam/trago pouco/quase nada./arrasto ruídos/para anunciar a minha vez./chego por dentro.sem fala.devagar, indago:/ há gente em casa?

Lindo!

__________

Ondjaki

Há Gente em Casa

Caminho


Add a comment

O Mercador da Galáxia

GÉNERO - Últimas Propostas

alt

O livro foi proposto pelo Plano Nacional de Leitura. E, a meu ver, muito bem, tendo em conta a temática. Aliás, recentemente, falou-se novamente da existência de água em Marta. Onde há água, há vida… E se há vida, por que não estender uma expedição humana a Marte ou a qualquer outro planeta?

No ano de 2117 a vida estende-se bem para lá do planeta Terra… a passagem pelos mais diversos planetas faz parte do quotidiano.

É neste cenário intergaláctico que conhecemos o nosso herói, Olof Astor e o seu indesejado passageiro, o senhor Smith. É ele que nos vai pilotar por esta misteriosa aventura, entre naves espaciais e seres extraterrestres que nos revelam a sua sabedoria…e muito mais!

__________

Pedro Freire Costa

O Mercador da Galáxia

Bizâncio


Add a comment

O Santo Rei

GÉNERO - Últimas Propostas

alt

O Padre João Vergamota e ilustrador Mercês Gil deixam-nos uma fantástica história do betão Carlos da Áustria.

Com prefácio de Dom Duarte de Bragança, este livro é muito interessante, quer para os pequenos, quer para os graúdos.

Infelizmente morreu novo o Imperador da Áustria, que foi também rei da Hungria e da Croácia. Já estive na Ilha da Madeira, lugar onde foi sepultado. Uma exequente homenagem prestada pelo nosso povo, e replicada com esta obra da Paulus.

Em 2004, foi beatificado por João Paulo II. Parabéns aos autores e à Paulus.

__________

Pe. João Vergamota e Mercês Gil (Ilus.)

O Santo Rei

Paulus


Add a comment

A FRASE

Segredo para uma vida longa: pouca cama, pouco prato, muita sola de sapato. (Autor desconhecido)

PUB

NOVIDADES

Originais

Opinião