Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

"O alfabetizador não é um professor"

L&L EDUCAÇÃO - Artigos Educação

alt

O indivíduo analfabeto é, desde que nasce, edificador do conhecimento, tentando permanentemente legitimar e compreender o mundo que o rodeia. É um indivíduo capaz de levantar o maior dos problemas e, per se, construir a maior das soluções criando, a cada passo dessas soluções, novos paradigmas e novas soluções.

O analfabeto adulto, nunca parte do nada para o todo, carrega com ele toda uma experiência de vida capaz de ensinamentos e surpresas permanentes para com o alfabetizador, defendendo-se das necessidades que a vida lhe criou com mecanismos, mais ou menos elaborados mas, na sua génese, de uma complexa e eficaz simplicidade.No método de Paulo Freire (método usado pela ANIALL), o alfabetizador recorre ao quotidiano do analfabeto para, com estímulos visuais (através de fotografias, desenhos, projeções mostradas em aula) associar as letras às sílabas e as sílabas às palavras, processando a fonética em escrita.

A realidade social tem de ser levada em conta e as palavras geradoras devem de fazer parte do dia-a-dia local. Num bairro da cidade de Santarém, ribeirinho ao Tejo, o uso das palavras “BARCO” e “ VELA” têm significado local, porque fazem parte do diário dos analfabetos. Numa vila a 12 km da cidade da Guarda, as mesmas palavras não fazem qualquer sentido. Que importa falar em “BARCO” e em “VELA” quando na sala existem pessoas que nunca viram um “BARCO” nem uma “VELA”?

No decorrer do processo de alfabetização o “descondicionamento” é permanente, a primazia pelo “à vontade” é parte do sucesso, a valorização do individuo é essencial, os erros são corrigidos de maneira construtiva e a “consciencialização” do analfabeto é constante e real. O alfabetizador não é um professor mas sim um veículo de transmissão de processos que simplifiquem a aprendizagem. O alfabetizador deve estar aberto à entrega e partilha de conhecimento e ao dever de ensinar o analfabeto a aprender.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Espera do teu filho o mesmo que fizeste a teu pai.(Tales de Mileto)

Originais

Opinião