Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Homossexualidade e Homoerotismo em Fernando Pessoa

Avaliação: / 0
FracoBom 

GÉNERO - Estudos Literários

alt

Esta foi a primeira vez que li um livro de Pessoa que se debruçasse em exclusivo nesta temática.

Fernando Pessoa é um dos meus autores favoritos, para não dizer aquele que mais gosto enquanto poeta. Pouco me importa se era ou não homossexual. Aliás, Victor Correia nomeia nesta obra vários autores portugueses e estrangeiro que eram homossexuais, mas que não eram menos fabulosos por isso. A orientação sexual de cada pessoa, diz respeito a ela e nada mais.

O fabuloso em Fernando Pessoa é a sua vastíssima obra, que todos os dias nos leva a descobri mais um mundo fabuloso. É a originalidade da sua multiplicidade de textos. É o facto de ter sido inédito na forma e no conteúdo…

Este livro reúne os muitos textos em poesia e em prosa, nos quais Fernando Pessoa exprime sentimentos homoeróticos, ou nos quais aborda o tema da homossexualidade, de forma explícita ou implícita. Análise textual de centenas de documentos mistura-se com a sua biografia e a forma de estar na vida. Nada parece ter sido esquecido. Nemo amigo e correspondente Mário de Sá Carneiro, nem mesmo Ofélia Queirós, a sua suposta namorada.

__________

Victor Correia (Org.)

Homossexualidade e Homoerotismo em Fernando Pessoa

Edições Colibri

Comentar


Código de segurança
Atualizar

A FRASE

Cada vez que mentes para evitar um esforço, a manta sob a qual te escondes torna - se um pouco maior, até que acabes por te afogares debaixo dela. (Rafik Schami)

PUB

NOVIDADES

Originais

Opinião