Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Manual da relações laborais

Avaliação: / 1
FracoBom 

GÉNERO - Gestão

alt

As relações laborais continuam a merecer a atenção de vários estudos. Muitas vezes, passamos metade das nossas horas do dia no local de trabalho. Importa existirem boas relações entre todos os intervenientes numa organização. Ganha a empresa e ganham os seus funcionários.

Sempre que os empresários manifestam o seu desejo de aumentar a produtividade dos trabalhadores, reduzir os custos fixos e tornar a empresa mais competitiva, entram em rota de colisão com os trabalhadores. Que pode ser feito? Que estratégias? Que meios necessários?

A leitura deste manual da autoria do professor António Damasceno Correia possibilitará a aquisição de competências especialmente em cinco áreas: 1) Cooperação e partilha de conhecimento entre os vários interlocutores laborais, mais concretamente os parceiros sociais; 2) Entendimento do funcionamento destes interlocutores laborais, numa ótica estática e numa ótica dinâmica, fazendo também uma comparação entre Portugal e outros países ocidentais; 3) Distinção entre negociação e contratação coletiva do processo de concertação social; 4) Apresentação dos vários períodos de evolução nas relações laborais nas últimas cinco décadas; 5) Conhecimento da Organização Internacional do Trabalho (OIT): a sua estrutura, o seu modo de atuação, o processo de concertação de regras à escala internacional e os instrumentos jurídicos aprovados por esta organização.

__________

António Damasceno Correia

Manual das relações laborais

Lidel

Comentar


Código de segurança
Atualizar

A FRASE

Se alguém quiser desenvencilhar - se dos dementes, dos deficientes ou dos anciãos doentes, porque exigem demasiado tempo ou demasiado dinheiro, que contrate verdugos profissionais, mas que não se esconda atrás de uma aparência de respeitabilidade. (Stuart Horner)

PUB

Sugestão do Dia

NOVIDADES

Originais

Opinião