Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Centenário do nascimento: L&L visita terra natal de Vergílio Ferreira

NOTÍCIAS

alt

Numa altura em que se aproxima a data de se assinalar o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira (28 de janeiro de 2016), a direção da revista LIVROS & LEITURAS foi visitar a terra natal do escritor.

A revista esteve, em serviço de reportagem, em Melo, Serra da Estrela. Neste roteiro patrimonial e literário em redor do autor, além da visita à campa, onde repousam os restos mortais do pai de Aparição, os diretores da L&L estiveram junto à casa onde nasceu Vergílio Ferreira; no Pelourinho; junto à Vila Josephine, lugar que homenageia a sua mãe e onde viveu o escritor durante vários anos.

Interessante, neste visita de dois dias, foi igualmente o largo junto à casa. Nesse lugar, destacam-se diversas inscrições em pedra, lembrando todas as suas obras e respetiva datas de publicação.

Ali mesmo ao lado, em Gouveia, pode ser visitada a muito interessante Biblioteca Vergílio Ferreira.

Sobre a sua terra Natal, um dia escreveu:

“Eu tenho pela minha aldeia de Melo uma afeição que é mais do que isso, porque é essa forma profunda com que se moldou a minha sensibilidade. Na pessoa que sou, o ambiente em que me criei deixou uma marca que com essa pessoa se confunde. Não sei, pois, como ser possível separa-las. Nada, pois, mais encantador do que expressar a ligação do meu destino à aldeia em que nasci e me criei”


(Carta de Vergílio Ferreira ao Presidente da Câmara Municipal de Gouveia – 19-4-1986)

Comentar


Código de segurança
Atualizar

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Um homem que nunca muda de opinião, em vez de demonstrar a qualidade da sua opinião demonstra a pouca qualidade da sua mente. (Marcel Achard)

Originais

Opinião