Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

A Lenda de Pedro Sem

Avaliação: / 8
FracoBom 

ORIGINAIS - LENDA

alt

A torre medieval situada na cidade do Porto frente ao antigo Palácio Cristal é ainda conhecida por Torre de Pedro Sem. A história refere que a torre pertencia a Pêro do Sem, doutor de leis e chanceler-mor do rei D. AfonsoVI (século XIV). A lenda, porém, reporta-se a uma data posterior, já no século XVI, a Pedro Sem que vivia na ostentação e grande luxo no seu Palácio da Torre.

Pedro Sem era um mercador extremamento rico e usuário por se aproveitar das dificuldades dos outros, emprestando dinheiro a juros muito elevados. O seu único desgosto era não possuir um título de nobreza, razão por que resolveu casar com uma jovem da nobreza em troca do perdão das dívidas que o pai da noiva tinha para consigo.

Mais conta a lenda que, durante a festa de casamento que se prolongou por 15 dias, o vaidoso e arrogante mercador subiu, na companhia dos convidados, à torre do seu palácio e desafiou o próprio Deus, exclamando que nem Ele tinha poderes para o tornar pobre.

Nesse preciso momento, o céu azul deu lugar a uma terrível tempestade e as suas naus, que estavam a chegar, naufragaram, enquanto um enorme raio fez deflagrar um incêndio que destruiu todos os seus bens. A partir daí, Pedro Sem passou a mendigar nas ruas e a dizer: “Deem uma esmolinha a Pedro Sem que teve tudo e agora nada tem”.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

A FRASE

As más companhias são como um mercado de peixe; acabamos por nos acostumar ao mau cheiro. (Provérbio chinês)

PUB

NOVIDADES

Originais

Opinião