Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

O português que se correspondeu com Darwin

GÉNERO - Teatro

Recorde-se que se assinala, no ano de 2009, o bicentenário do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da primeira edição do livro “A Origem das Espécies”. Esta peça de teatro, publicada pela Gradiva, que tem tido um papel fundamental ao serviço das ciências e da obra de Charles Darwin, cumpre vários objectivos. Celebra Darwin e, principalmente, Francisco de Arruda Furtado, um naturalista português que encetou estudos pioneiros na introdução de uma perspectiva evolucionista no trabalho de classificação taxonómica. Ousou ser curioso e foi a excepção à regra do atraso científico que caracterizava Portugal no século XIX.

Arruda Furtado terá trocado correspondência com vários investigadores das áreas da entomologia e botânica e, durante 1881 e alguns meses de 1882, foram frequentes as cartas de e para Darwin, na sequência de um plano de trabalho que o naturalista português recebeu de Darwin e seguiu com entusiasmo. O autor desta obra procurou teatralizar as cartas trocadas entre ambos e dar destaque a uma nova problemática levantada pelas relações sociais dos estudos realizados. Trata-se de colocar o teatro ao serviço da ciência fazendo, de acordo com Carlos Fiolhais, “cultura científica”. Na peça intervêm directamente Darwin e Arruda Furtado, bem como alguns dos seus familiares, mas também, de forma indirecta, Lamarck, Thomas Malthus, Charles Lyell, Wallace e Eugène Simon.

Paulo Renato Trincão incluiu ainda no livro sínteses biográficas de Francisco de Arruda Furtado e de Charles Robert Darwin, bem como as traduções das cartas de francês para português da correspondência enviada pelo português a Darwin, as traduções de inglês para português das respostas do naturalista inglês às cartas do investigador português, e os respectivos originais. “O Português Que Se Correspondeu Com Darwin” é uma publicação com o apoio do programa Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Universidade de Aveiro e do Museu de História Natural de Maputo.

__________

Paulo Renato Trincão

O Português Que se Correspondeu Com Darwin

Gradiva

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Se existem duas atitudes morais de que o nosso tempo necessita com urgência, elas são o autocontrole e o altruísmo. (Daniel Goleman)

PUB

Faixa publicitária

Originais

Opinião