Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

História Verídica

Vocês voltam amanhã?

GÉNERO - História Verídica

alt

O prefácio é de António Guterres. O Livro da autoria de Lourenço Macedo Santos, Maria da Paz Braga e Pedro Queirós chama-se "Vocês voltam amanhã?".

Ao contrário de muitos outros estrangeiros que se viram obrigados a deixar o Nepal devido ao sismo de 7,8 de magnitude, estes três heróis resolveram ficare ajudar as vítimas de Kathmandu.

A história inspiradora rapidamente se espalha nas redes sociais e, durante os meses seguintes, uma onda de solidariedade faz nascer o movimento Obrigado Portugal, Nós Também Somos Nepal.

Esta obra relata, através de textos e fotografias, a experiência vivida no Nepal: as características do país, o dia do terramoto (25 de abril de 2015), os vários projetos, os voluntários, o apoio dos doadores e da imprensa e a história verídica de vários Nepaleses que foram tocados por esta história.

__________

Lourenço Macedo Santos, Maria da Paz Braga e Redro Queirós

Vocês voltam amanhã?

Âncora Editora


Add a comment

Turbulência

GÉNERO - História Verídica

alt

Foram necessários vinte anos para Anette Herfkens colocar no papel a odisseia por que passou em 1992, quando o avião em que seguia se despenhou sobre a selva do Vietname. O acidente vitimou todos os ocupantes, entre os quais o seu namorado de faculdade e melhor amigo, mas ela sobreviveu para contar a história e, essencialmente, para revelar como sobreviveu oito dias sozinha na selva, rodeada de corpos e bebendo apenas a água da chuva. As lições aprendidas na selva vietnamita são imensas e é à luz delas que a autora reflete sobre o sentimento de perda, sobre o amor e a espiritualidade e até sobre a benção de ter um filho autista. A primeira parte do livro é dedicada aos anos que antecedram o acidente. Já a segunda parte versa sobre o seu regresso ao Vietname, treze anos depois, e à floresta onde o avião se despenhou. Na parte central de Turbulência encontramos fotografias de Anette, do seu namorado falecido e até registos da comunicação social da altura do acidente. No final encontramos fotografias mais recentes, com a sua família e já de regresso à montanha O Kha, no Vietname. Sem dúvida, inspirador, este livro publicado pela Quinta Essência, chancela da Leya.

__________

Anette Herfkens

Turbulência

Quinta Essência


Add a comment

Que é feito do pastor João?

GÉNERO - História Verídica

alt

Sem família e amigos chegados que se pudessem importar com o seu desaparecimento, é caso para perguntar: que é feito do pastor João? Será que ele se meteu numa alhada? O que terá acontecido? Nunca mais ninguém o viu.

Estamos perante uma história verídica que aconteceu em 1941 em Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo.

O livro foi escrito por Mário Correia e publicado pela Âncora Editora.

__________

Mário Correia

Que é feito do pastor João?

Âncora Editora


Add a comment

Sobrevivi ao Holocausto

GÉNERO - História Verídica

alt

Este é um livro impressionante. Trata-se do relato comovente de uma das últimas amigas de Anne Frank.

Através da editora Vogais, encontramos a história de Nanette Blitz Konig, relato que se confunde com a própria história dos Judeus, durante a Segunda Guerra Mundial.

Também ela foi levada para um campo de concentração, precisamente o de Bergen-Belsen, onde se encontrou com Anne Frank.

Valeu-lhe a invasão dos ingleses ao campo de concentração, em 1945. Não aguentaria muito mais tempo. Tinha 16 anos e pesava apenas 31 quilos.

__________

Nanette Blitz Konig

Sobrevivi ao Holocausto

Vogais


Add a comment

A menina dos ossos de cristal

Avaliação: / 4
FracoBom 

GÉNERO - História Verídica

alt

Este livro é o impressionante testemunho de vida de Ana Simão, a quem foi diagnosticada uma doença rara, ainda em criança, a Osteogénese Imperfeita (OI), mais conhecida como a doença dos ossos de vidro ou de cristal. Sem nunca baixar os braços, lutou sempre para conseguir ultrapassar as limitações que sucessivas fraturas lhe impunham. Os relatos dos tempos de criança fão fazer o leitor parar de respirar por alguns momentos, seguramente...

A obra conta ainda com uma parte central preenchida por fotografias das fases mais importantes da vida de Ana Simão, devidamente legendadas. A edição é da Guerra & Paz. A menina dos ossos de cristal faz parte do clube do livro SIC.

__________

Ana Simão

A menina dos ossos de cristal

Guerra & Paz


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

A tragédia da velhice não está em se ser velho, mas sim em se ter sido jovem. (Oscar Wilde)

Originais

Opinião