Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Psicologia

Mística e psicanálise

Avaliação: / 1
FracoBom 

GÉNERO - Psicologia

alt

O prefácio é assinado por José Augusto Ramos, do Centro de História da Univeridade de Lisboa. Para este, a obra Mística e psicanálise "vem prestar um serviço de grande mérito, ao facilitar o acesso a um espaço humano recôndito, mas rico e incontornável", congratulando a autora por "ter aberto um caminho de longos percursos, para si e muitos outros". O objeto de estudo e análise de Eugénia Magalhães são os textos dos grandes místicos cristãos Mestre Eckhart, Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz, bem como dos islâmicos Al-Hallaj, Al-Gazzali e Ibn Arabi. Apoiando-se nas suas bases de teologia, filosofia e antrolpologia, a autora confronta-os com a crítica da psicanálise para tecer as suas próprias considerações acerca das experiências do desejo e do amor do absoluto inerentes ao processo de transformação interior do ser humano. Mística e psicanálise foi publicado pela editora Esfera do Caos.

__________

Eugénia Magalhães

Mísitca e psicanálise

Esfera do Caos


Add a comment

Casos práticos em psicologia forense

GÉNERO - Psicologia

casos praticos em psicologia forense

A obra divide-se em duas grandes partes: o Enquadramento Geral - onde se encontram as principais teorias e princípios éticos que fundamentam a Psicologia Forense - e os Casos Práticos - onde se apresentam vários relatórios periciais de casos reais que permitem ter uma noção da multiplicidade de situações que podem ser alvo de avaliação psicológica. Esta segunda parte permite ainda facilitar o acesso à informação recolhida e às metodologias utilizadas. Segue-se a análise e sistematização de cada relatório. Rute Agulhas e Alexandra Anciães têm motivo para se orgulhar desta obra, única na sua tipologia, abrangência e rigor. A sua utilidade prática e rigor técnico-científico são inquestionáveis e facilmente comprovados por todos os profissionais do judiciário que o consultem. Esta é a segunda edição, revista e atualizada, de Casos práticos em psicologia forense, obra publicada pelas Edições Sílabo.

__________

Rute Agulhas e Alexandra Anciães

Casos práticos em psicologia forense

Edições Sílabo


Add a comment

Analista de interiores

GÉNERO - Psicologia

alt

O título, à primeira vista, até nos poderia remeter para a decoração de interior, assunto muito marcante da atualidade. Não! Nada disso! Neste livro do médico Jaime Milheiro, Analista de interiores, fala-se dos encontros e desencontros do funcionamento psicológico.

O especialista em psiquiatria e psicanálise, que há mais de 40 anos se bate pela humanização do doente, deixa-nos aqui um importante compêndio que se debruça sobre a fé, a religiosidade, a transcendência e o misticismo. Surpreendente!

__________

Jaime Milheiros

Analista de interiores

Ancora Editora


Add a comment

O filho preferido

GÉNERO - Psicologia

alt

As psicólogas Fátima Almeida e Laura Alho exploram neste livro uma temática bastante problemática e controversa. Nenhum pai confessa abertamente que tem preferência por um filho ou por outro. No entanto, no seu íntimo, o sentimento está lá e é legítimo. As autoras apresentam as principais teorias propostas pelos investigadores da área em textos de leitura e compreensão muito acessível quer para pais, filhos ou irmãos. Entre os temas abordados encontra-se a questão do filho primogénito, do Benjamim da família, as expetativas criadas pelos pais e até a possibilidade de existir violência entre os irmãos. O filho preferido contou ainda com a colaboração de Bárbara Santa Rosa, Dulce Pires, Mauro Paulino e Patrícia Dias. A edição é da Pactor, pertencente ao Grupo Lidel. 

__________

Fátima Almeida e Laura Alho

O filho preferido

Grupo Lidel - Pactor


Add a comment

Os 25 hábitos dos casais felizes

Avaliação: / 1
FracoBom 

GÉNERO - Psicologia

alt

Não existem relações perfeitas. Existem relações felizes e duradoras. As frases são de Cláudia Morais, psicóloga e terapeuta familiar.

De uma forma feliz, prática e simpática, a autora descreve-nos os 25 hábitos que podem ajudar a termos uma vida mais feliz. Os casais só têm a agradecer os conselhos deixados pela especialista.

De todos os conselhos, o “caça tesouros” parece ser aquele que resulta bastante. A ideia é que se busque no parceiro algo de positivo que ele evidencie, em vez de lhe apontar constantemente os erros e as falhas. Parece que a discussão também dá frutos. Obviamente, tratando-se de uma discussão saudável e de afeto. Interessante!

__________

Cláudia Morais

Os 25 hábitos dos casais felizes

Manuscrito


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Os espinhos que me feriram foram produzidos pelo arbusto que plantei. (Byron)

Originais

Opinião