Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Estudos Linguísticos

Linguagem escrita - atividades de conhecimento fonológico

GÉNERO - Estudos Linguísticos

alt

As atividades de conhecimento fonológico desta obra podem ser aplicadas às crianças por técnicos e professores, mas também pelos próprios pais. O objetivo de todas elas é permitir reconhecer a diferença entre pares de sons semelhantes e a respetiva associação ao grafema correspondente. Cada uma das 20 unidades contém pares de letras com características sonoras aproximadas. Cada unidade apresenta seis fichas cujos exercícios se concentram na relação entre a oralidade e a escrita. Linguagem escrita: a não perder para consolidar conhecimentos na nossa língua portuguesa! 

__________

Rosa Lima e Carmélia Cunha

Linguagem escrita - atividades de conhecimento fonológico

Lidel


Add a comment

English is not easy

Avaliação: / 2
FracoBom 

GÉNERO - Estudos Linguísticos

alt

A ilustradora espanhola Lui Gutiérrez consegue, nesta obra única, transformar o inglês em algo extremamente divertido e ao alcance de todos os que o querem aprender.

Inspirada pelas suas próprias dificuldades de aprendizagem de qualquer língua que não a sua, a autora conseguiu encontrar uma forma de reter tudo aquilo que aprendeu: fazendo desenhos para memorizar e recordar vocabulário e até estruturas gramaticais em inglês.

O título da obra espelha as dificuldades sentidas pela autora, mas basta folhear meia dúzia de páginas para percebermos que a abordagem escolhida consegue precisamente o efeito contrário. A edição é da editora Marcador

__________

Luci Gutiérrez

English is not easy

Marcador


Add a comment

O galego é uma oportunidade

Avaliação: / 6
FracoBom 

GÉNERO - Estudos Linguísticos

alt

Basta virarmos o livro para encontrá-lo noutra língua. A obra apresenta-se ao leitor em versão bilingue: português-castelhano.

Os autores deste manual garantem que “Nos próximos anos, por causa do caráter emergente da economia brasileira, do Campeonato de futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil, para além da crise do euro, ser galego, polo único facto de saber a nossa língua, pode tornar-se numa vantagem competitiva e o nosso território passar a ser um lugar privilegiado do mundo”.

Há certamente uma ponte, onde o mundo lusófono e hispanófono se unem, onde nasceu a língua conhecida internacionalmente como português, onde (por causa da nossa emigração) há uma profunda relação com o mundo hispano-americano que se expressa em espanhol.

__________

José Ramom Pichel Campos e Valentim Fagim

O galego é uma oportunidade

Através Editora


Add a comment

Dicionário de nomes colectivos

GÉNERO - Estudos Linguísticos

alt

Sabia que um conjunto de chaves é uma cambada? E que um conjunto de reliquias é uma lipsanoteca?

Publicado há já alguns anos, o Dicionário de Nomes Colectivos é um exaustivo trabalho que contém mais de 2000 entradas. Nele encontraremos resposta para as muitas questões que se colocam, quando somos confrontados com determinados colectivos menos usuais. 

Podemos até considerar que se trata de dois dicionários num só volume, uma vez que está dividido em duas partes distintas: uma organizada por colectivo-nome outra por nome-colectivo. 

Este acessível dicionário, e único no género, está ao serviço do conhecimento e enriquecimento da língua portuguesa.


Add a comment

Rimário d'Os Lusíadas

GÉNERO - Estudos Linguísticos

Rimário d'Os Lusíadas é o mais recente livro de Fernanda Carrilho e, também, o mais recente dedicado ao grande poema épico com o qual o poeta Camões agraciou todo o povo português. 

Publicado pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, numa edição de excelente qualidade gráfica, nele podemos encontrar Os Lusíadas organizados não por estrofes e cantos, como é habitual, mas pela sua rima. 

A completá-lo existem vários apêndices, um com noções de versificação, que ajudam a entender o funcionamento da poesia, no seu lado mais técnico, e os quadros-síntese que são um auxílio a futuros trabalhos nesta área.

Estamos convencidos que este é mais um passo no conhecimento desta belíssima obra cujas abordagens são infinitas.

__________

Fernanda Carrilho

Rimário d'Os Lusíadas

Imprensa Nacional Casa da Moeda


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

E os teus inimigos colaboram contigo, porque não há inimigo algum no mundo. O inimigo o que faz é limitar - te, dar - te a tua forma e alicerçar - te. (Saint - Exupéry)

Originais

Opinião