Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Culinária

Pão das mulheres

GÉNERO - Culinária

alt

Do Alentejo ao Alto Minho, passando pela Serra da Estrela... Mouette Barboff, antropóloga francesa fascinada pela história do pão em Portugal, apresenta a história deste em três locais distintos de Portugal, desde a forma como se cultivam o cereais à moagem do grão, não esquecendo a amassadura, tendedura, cozedura e consumo do nosso pão de trigo, centeio, mistura ou milho. A obra apresenta ainda os muitos rituais e crenças ligados ao momento simbólico da produção deste alimento basilar da dieta mediterrânica. Pão das mulheres, publicado pela Âncora editora servirá, acima de tudo, para valorizar a mulher do campo e o seu papel fundamental no que diz respeito ao pão caseiro na nossa tradição familiar.

__________

Mouette Barboff

Pão das mulheres

Âncora Editora


Add a comment

As manhãs da Leonor

GÉNERO - Culinária

alt

Gostaria de saber fazer pequenos almoços caseiros e rápido? Já alguma vez provou uma omeleta de banana? Sumo verde? Batido praia? Crepioca? Não??

Não acha que caiu na rotina? O seu pequeno-almoço é sempre igual, porque não tem tempo para variar, e é comido à pressa em casa, enquanto se prepara para enfrentar mais um dia, ou numa qualquer pastelaria, onde as opções não são sempre as melhores?

Leonor Seixas e Sara Marques dos Santos têm a solução.

__________

Leonor Seixas e Sara Marques dos Santos

As manhãs da Leonor

Esfera dos Livros


Add a comment

My name is Best, José Besteiros

GÉNERO - Culinária

alt

No mundo da cozinha ficou conhecido como Joe Best. Nesta obra, reúnem-se 50 receitas, uma por cada ano de vida do chefe. A primeira parte da obra encarrega-se de apresentar José Besteiros, a sua vida em família, a paixão de sempre pelos U2 e pela cozinha. Na segunda parte de My name is Best, José Besteiros surgem as receitas, das primeiras de sempre às mais requintadas, sem organização específica. Nuno Dias, responsável pela organização e construção deste livro publicado pela Âncora Editora, diz "Mais não fiz do que condensar, numas quantas folhas de papel, 50 anos de um homem simples, de sorriso espontâneo e piada fácil, com um coração maior do que a própria silhueta".

__________

Nuno Dias

My name is Best, José Besteiros

Âncora Editora


Add a comment

Prazer sem pecado

GÉNERO - Culinária

alt

O conhecido chefe de pastelaria e uma nutricionista juntaram-se e construíram uma obra deliciosa.

Prazer sem Pecado juntou o chef Gilberto Costa a nutricionista Cláudia Viegas. As 65 receitas são destinadas a todas as pessoas que se preocupam com a saúde e, muito particularmente, àquelas que, como os diabéticos, os obesos ou os celíacos, estão impedidas de ingerir uma série de ingredientes. 
__________

Gilberto Costa e Cláudia Viegas

Prazer sem pecado

Esfera dos Livros


Add a comment

Coentros & garam masala

GÉNERO - Culinária

alt

Mais do que um livro de receitas indianas, aqui descobrimos as raízes da cozinha indiana e da cultura gujarati em Portugal. Foi durante as suas investigações para mestrado e doutoramento que Rita Cachado encontrou a família de Bina Achoca, no bairro Quinta da Vitória, em Loures.

Após muitas tardes de conversa entre as duas amigas, está concretizada esta obra de intensa fragrância a especiarias. E atenção às chamuças de Bina, têm fama de ser as melhores de Lisboa! Uma referência à fotografia de Gonçalo F. Santos, pela cor e realismo, bem como ao trabalho de edição absolutamente irrepreensível da editora Marcador.

Mas de volta ao livro, aqui se encontram receitas de chá, entradas, molhos, pickles, saladas, acompanhamentos, sopas, pratos vegetarianos, mas também de carne e peixe, doces, bebidas, pratos mix e ainda explicações importantes sobre as especiarias e condimentos. Prefaciado por Clara de Sousa, grande apaixonada e praticante da cozinha indiana, este livro "não é um livros com fotos lindas para ficar guardado numa prateleira [...] é um livro para abrir muitas vezes, para se sujar com salpicos das especiarias, que noutros tempos valiam mais do que o ouro. [...] Coentros & garam masala. Eu acrescento: E amor. O único que não se compra e que não tem preço."

__________

Bina Achoca e Rita Ávila Cachado

Coentros & garam masala

Marcador


Add a comment

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Uma viagem de mil kilômetros começa com o primeiro passo.(Lao - Tsé)

Originais

Opinião