Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Últimas Propostas

Homossexualidade e Homoerotismo em Fernando Pessoa

GÉNERO - Últimas Propostas

alt

Esta foi a primeira vez que li um livro de Pessoa que se debruçasse em exclusivo nesta temática.

Fernando Pessoa é um dos meus autores favoritos, para não dizer aquele que mais gosto enquanto poeta. Pouco me importa se era ou não homossexual. Aliás, Victor Correia nomeia nesta obra vários autores portugueses e estrangeiro que eram homossexuais, mas que não eram menos fabulosos por isso. A orientação sexual de cada pessoa, diz respeito a ela e nada mais.

O fabuloso em Fernando Pessoa é a sua vastíssima obra, que todos os dias nos leva a descobri mais um mundo fabuloso. É a originalidade da sua multiplicidade de textos. É o facto de ter sido inédito na forma e no conteúdo…

Este livro reúne os muitos textos em poesia e em prosa, nos quais Fernando Pessoa exprime sentimentos homoeróticos, ou nos quais aborda o tema da homossexualidade, de forma explícita ou implícita. Análise textual de centenas de documentos mistura-se com a sua biografia e a forma de estar na vida. Nada parece ter sido esquecido. Nemo amigo e correspondente Mário de Sá Carneiro, nem mesmo Ofélia Queirós, a sua suposta namorada.

__________

Victor Correia (Org.)

Homossexualidade e Homoerotismo em Fernando Pessoa

Edições Colibri


Add a comment

Um de Nós Mente

GÉNERO - Últimas Propostas

alt

Afinal quem estará a mentir ? Será a crânio, o atleta, o criminoso ou a princesa?? E o morto? Em qual deles acreditaria?

São todos suspeitos de um homicídio. Aqui há muito supense. Mas mesmo muito. Mas que enredo.

Que segredos querem esconder? Quem será o culpado? O melhor é adquirir o livro e descobrir.


__________

Karen M. Mc Ma

Um de Nós Mente

Gaialivro


Add a comment

Retratos Contados – Alice Vieira 75 anos

GÉNERO - Últimas Propostas

alt

Esta é uma das muitas homenagens que se fazem a uma grande escritor que ao longo de muitos anos nos tem encantado (a nós e aos mais pequenos) com fabulosas histórias de encantar, passo a repetição.

Para celebrar estes 75 anos de vida, Nélson Mateus decidiu publicar um livro de homenagem à Alice Vieira.

"Retratos Contados: Alice Vieira 75 Anos" é um livro que faz uma viagem retrospetiva da vida desta escritora.

Através da entrevista que foi feita pelo autor, ficamos a saber mais sobre as diversas Alices que existem: Alice criança, Alice Escritora, Alice Jornalista, Alice Mãe, Alice Avó, Alice Mulher…, não esquecendo a Alice que viveu em Paris, a Alice que se apaixonou na primeira vez que viu Mário Castrim… E muito mais!

__________

Nélson Mateus

Retratos Contados – Alice Vieira 75 anos

Caminho


Add a comment

As Vinhas de La Templanza

GÉNERO - Últimas Propostas

alt

A crítica parece não ter dúvidas. «Pelo preço de uma, Dueñas oferece-nos dois romances: um, de aventuras, e outro, sentimental, de fácil leitura e paixões arrebatadoras, à maneira de Isabel Allende»

Através da Porto Editora, María Dueñas regressa a Portugal e promete dar que falar, como aliás aconteceu com o seu romance Entre Costuras.

Neste livro, a autora espanhola põe em cena como protagonista Mauro Larrea, Um homem de coragem perante as adversidades e de um destino marcado pela força de uma paixão.

Depois de ter feito fortuna nas minas do México, Mauro fica na ruína. Parte então para Cuba e segue para Espanha à procura de uma nova oportunidade. Larga a Mina e dedica-se à vinha. E, pelo meio, deixa-se encantar por Soledad Montalvo.


__________

María Dueñas

As Vinhas de La Templanza

Porto Editora


Add a comment

Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

GÉNERO - Últimas Propostas

alt

A Associação para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA) resolveu, e bem, dar a mão a um conjunto de cadernos culturais que viesse a serviço de base para as suas (e outras) formações.

Aqui podemos encontrar os conteúdos de formação profissional para o curso de Serviços de Apoio a Crianças e Jovens.

A manual está muito bem estruturado e serve de apoio a quem vier a ministrar esta formação. Parabéns à AIDIA e ao Diogo Véstia.

 __________

Diogo Véstia

Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

AIDIA


Add a comment

A FRASE

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. (Autor desconhecido)

PUB

NOVIDADES

Originais

Opinião