Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da língua portuguesa

GÉNERO - Estudos Literários

 

 

A Língua Portuguesa, meio de comunicação para mais de duzentos milhões de falantes, é um sistema vivo, produto da vontade e necessidade humanas, historicamente situadas. Como obra humana e social, em cada circunstância da sua história, a língua evolui, desenvolve novas formas, mutações que procuram maior eficácia comunicativa e geram por vezes soluções aparentemente caprichosas, mas cheias de cor, potencial estilístico e até poético. Entre a prescrição ditada pela norma e a criatividade forjada pelas práticas, não é raro que a dinâmica evolutiva da língua conduza a situações verbais propícias à dúvida, à incerteza, à dificuldade, ao problema, à fuga ao rigor, ao erro.

 

Com este seu novo trabalho, Edite Estrela, Maria Almira Soares e Maria José Leitão, bem conscientes desta realidade, proporcionam um meio acessível, eficaz, esclarecedor e fiável, para alcançar um horizonte por todos desejado: falar e escrever bem a Língua Portuguesa! Perante uma realidade actual em que as dúvidas, as dificuldades, os problemas relativos ao conhecimento e à prática da língua constantemente se manifestam, as autoras, sentindo-se herdeiras de uma língua quase milenar, mas também elos da cadeia que a há-de deixar em herança, procuram introduzir maior clareza e certeza na fronteira entre o erro e as formas legítimas e admissíveis.

 

Com base no estudo, na experiência e na observação dos casos frequentes e reincidentes de atropelos ao carácter e à identidade da nossa língua, o "Dicionário de Dúvidas, Dificuldades e Subtilezas da Língua Portuguesa" apresenta um corpus de 1385 entradas perspectivadas com rigor mas acessíveis à compreensão de todos aqueles que têm direito a ter dúvidas sobre o modo como falam e escrevem e que são, afinal, todos os falantes da Língua Portuguesa.

 

 

__________

 

Edite Estrela, Maria Almira Soares, Maria José Leitão

Dicionário de Dúvidas, Dificuldades e Subtilezas da Língua Portuguesa

Publicações Dom Quixote

Comentar


Código de segurança
Atualizar

PUB

NOVIDADES

A FRASE

É um tolo aquele que, verificando que uma rosa cheira melhor do que uma couve, conclui que fará também uma sopa melhor. (Autor desconhecido)

Originais

Opinião