Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Cozinha regional da Beira Alta

GÉNERO - Culinária

 

 

A região é rica pelos seus campos e suas gentes, facto que se traduz inevitavelmente numa excelente gastronomia. Há cabrito e carneiro de encantar, mas também galinha, porco, peru e vaca. Ao nível da caça, destaca-se o coelho bravo e a perdiz; e no que diz respeito aos doces, há lampreia de ovos, pastéis de Vouzela e pão-de-ló de Sernancelhe. As zonas demarcadas do Dão e da Beira Alta oferecem muitos e bons vinhos brancos, tintos e até espumantes.

Neste “Cozinha Regional da Beira Alta”, um livro da autoria de Maria Helena Tavares, publicado pela Europa-América, destacam-se ainda os queijos, os enchidos, e os pratos de peixe.

Para quem não conhece, fica aqui o desafio. Comece com uma sopa de Mangualde, confeccione de seguida um bacalhau à moda da Guarda, sirva depois um coelho serrano e termine com uns biscoitos de Lafões ou umas cavacas. As sugestões são muitas, cabe ao leitor escolher. Um bom apetite!

_________

Maria Helena Tavares

Cozinha Regional da Beira Alta

Publicações Europa-América

Comentar


Código de segurança
Atualizar

PUB

NOVIDADES

A FRASE

Se alguém quiser desenvencilhar - se dos dementes, dos deficientes ou dos anciãos doentes, porque exigem demasiado tempo ou demasiado dinheiro, que contrate verdugos profissionais, mas que não se esconda atrás de uma aparência de respeitabilidade. (Stuart Horner)

Originais

Opinião