Opinião dos Leitores

Newsletter

Tradutor

Livros & Leituras TV

Entrevistas

Estudos Literários

Homossexualidade e Homoerotismo em Fernando Pessoa

GÉNERO - Estudos Literários

alt

Esta foi a primeira vez que li um livro de Pessoa que se debruçasse em exclusivo nesta temática.

Fernando Pessoa é um dos meus autores favoritos, para não dizer aquele que mais gosto enquanto poeta. Pouco me importa se era ou não homossexual. Aliás, Victor Correia nomeia nesta obra vários autores portugueses e estrangeiro que eram homossexuais, mas que não eram menos fabulosos por isso. A orientação sexual de cada pessoa, diz respeito a ela e nada mais.

O fabuloso em Fernando Pessoa é a sua vastíssima obra, que todos os dias nos leva a descobri mais um mundo fabuloso. É a originalidade da sua multiplicidade de textos. É o facto de ter sido inédito na forma e no conteúdo…

Este livro reúne os muitos textos em poesia e em prosa, nos quais Fernando Pessoa exprime sentimentos homoeróticos, ou nos quais aborda o tema da homossexualidade, de forma explícita ou implícita. Análise textual de centenas de documentos mistura-se com a sua biografia e a forma de estar na vida. Nada parece ter sido esquecido. Nemo amigo e correspondente Mário de Sá Carneiro, nem mesmo Ofélia Queirós, a sua suposta namorada.

__________

Victor Correia (Org.)

Homossexualidade e Homoerotismo em Fernando Pessoa

Edições Colibri


Add a comment

Do Vazio ao Cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre o Oriente e Ocidente

GÉNERO - Estudos Literários

alt

Fernando Pessoa é um mundo por descobrir. Surpreendente a sua obra. Rica e mágica.

Este novo livro dedicado a poeta explora a fecundidade filosófica da sua obra. Segundo o autor, Paulo Borges, a quem coube a coordenação deste importante estudo, foram reunimos importantes textos sobre as relações explícitas e implícitas do poeta e pensador português com temas centrais da espiritualidade e da cultura orientais e ocidentais.

Brilhante!

__________

Paulo Borges

Do Vazio ao Cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre o Oriente e Ocidente

Âncora Editora


Add a comment

Turia 116

GÉNERO - Estudos Literários

alt

A revista cultural espanhola Turia é também difundida em Portugal. Neste volume, dedicado à literatura portuguesa e intitulado "Letras de España y Portugal", são vários os nomes portugueses que com ela colaboram e que participaram neste número 116, apresentado em novembro passado na Fundação Calouste Gulbenkian. Pedro Cabrita Reis, Lídia Jorge, Valter Hugo Mãe, Inês Pedrosa, Fernando Pinto do Amaral, Eduardo Lourenço, Nuno Júdice e José Luís Peixoto são apenas alguns dos nomes da cultura portuguesa que dão o seu contributo para a mais recente Turia. Aliás, o primeiro assina todas as ilustrações incluídas. São textos inéditos, ensaios, poemas, entrevistas e artigos de opinião de e sobre os maiores vultos culturais da Península Ibérica. De entre as contribuições de autores espanhóis, encontramos: Rafael Chirbes, Antonio Gamoneda, Francisco Brines.

___________

AAVV

Turia 116

Instituto de Estudios Turolenses de la Diputación Provincial de Teruel


Add a comment

Como viver (ou não) em 777 frases de Fernando Pessoa

Avaliação: / 2
FracoBom 

GÉNERO - Estudos Literários

alt

Galardoado em 2012 com o prémio Pessoa, Richard Zenith há muito que é um trabalhador assíduo dos escritos de poetas portugueses como Camões e o próprio Fernando Pessoa. Fascinado pela capacidade de síntese que Pessoa impunha em cada frase, Zenith selecionou 777 dessas frases repletas de mensagem e significado, deixando, contudo, o alerta:

“O risco do livro que o leitor ou a leitora tem nas mãos é conter jóias em demasia. Reunir em poucas páginas tantas frase ricas e resplandecentes pode ter o efito de diminuir a força e a verdade de cada uma delas (…) Leia apenas uma página por dia. Ou melhor ainda: abra o livro ao acaso, deixando que o dedo lhe aponte uma frase.”

As magníficas frases encontram-se agrupadas pelas várias facetas da vida: a vivida, a eterna, a da imaginação, a afectiva, a pensada, a do eu inúmero e a não vivida. A edição é da Quetzal.

__________

Richard Zenith (org.)

Como viver (ou não) em 777 frase de Fernando Pessoa

Quetzal


Add a comment

Didática e Prática – A Língua e a Educação Literária

GÉNERO - Estudos Literários

alt

Num percurso assente na prática de professores e de especialistas das áreas da didática da língua materna e da literatura infantil, com partidas ao nível da problematização e chegadas na intervenção, pretende-se que os leitores / profissionais de ensino sejam capazes de convocar e desconstruir conceitos, assentes numa didática pluricultural, e de usá-los numa intervenção proporcionadora de formação de leitores da vida e para a vida, leitores, críticos e autónomos, cidadãos que venham integrar práticas de leituras no seu projeto de vida.

__________

Maria da Graça Sardinha e Fernando Azevedo

Didática e Prática – A Língua e a Educação Literária

Opera Omnia


Add a comment

A FRASE

Há que tornar a ungir os cavalos guerreiros e levar a luta até ao fim; porque quem nunca descansa, quem com o coração e o sangue pensa em conseguir o impossível, esse triunfa. (I Ching)

PUB

NOVIDADES

Originais

Opinião